2006-11-21
Relatório de Krutchev que actualidade?
No colóquio organizado pela Associação Renovação Comunista, na Biblioteca Museu da República e Resistência, em Lisboa, em 7 de Novembro passado, participei com uma intervenção que está aqui no Memórias e começa assim:
"...Nikita Krutchev conseguiu importantes vitórias mas as suas reformas revelaram-se insuficientes e falhou o intento de colocar o comunismo em boa via. Gorbatchov, 30 anos depois, diria que pegando no testemunho de Krutchev, fez nova tentativa com o mesmo objectivo e… com o mesmo resultado. Com ele fracassou a experiência soviética e o próprio país. Não estou certo que aqui os meus amigos renovadores do comunismo português tenham êxito maior mas apesar de tão temerária ambição desejo-lhes, sinceramente, o maior sucesso."
Estive presente numa iniciativa desse Movimento, e posso dizer que nem fiquei iludido, nem desiludido. Em relação ao que diz, parece-me que o Comunismo, não acabou. Quem o tentou pôr em prática é que falhou. Tive oportunidade de dizer isto a Álvaro Cunhal. O que me parece é que talvez os comunistas, renovadores comunistas(?) ainda não perceberam que a realidade é diferente dos outros tempos.
<< Home