.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-11-17

 

A revolta dos estudantes contra as "não" aulas de substituição

Alunos do secundário organizaram um pouco por todo o país, greve às aulas, manifestações e outros protestos como o de se juntarem à vigília de professores em frente do Ministério da Educação.
Protestam contra as aulas de substituição que este ano foram alargadas do ensino primario ao secundário pela Ministra da Educação e que contou como nas restantes reformas do ensino com a revolta dos sindicatos dos professores.
Os alunos queixam-se de que as aulas de substituição são transformadas pelos professores em aulas de jogos ou de coisa nenhuma.
A minha intuição diz-me que se trata nuns casos de negligência ou incapacidade das direcções das escolas em organizar as aulas de substituição de forma útil, noutros casos tratar-se-á de pura sabotagem de professores. Casos haverá também de falta de meios humanos para verdadeiras aulas de substituição.
Agora que a medida é boa é. Que assim se faz nos países que levam o ensino a sério, faz. E que teve desde início o repúdio dos sindicatos, teve. A bem do ensino? Não. Para não terem de dar mais aulas e para protestarem contra as mais importantes reformas como a do Estatuto da Carreira Docente.
Algumas associações de pais - a fazer fé na reportagem da RTP - dizem que os estudantes foram manipulados por alguns professores. Também não me admiraria. O secretário de Estado Adjunto e da Educação liga a organização dos protestos à última etapa das negociações entre sindicatos e o ministério sobre o ECD que agora decorre. Quiçá.

Comments:
É incrível. Desde que as mudanças no ensino começaram, ninguém quer saber da opinião dos alunos. E quando os alunos decidem manifestar-se para que a sua opinião seja ouvida, dizem que eles estão a ser usados pelos professores.
 
Só não percebe quem não quer ou quem não conhece os métodos de ataque quando o PS está no poder.

Quem viu o filme durante o PREC, percebe muito bem.
São os campeões da hipocrisia e do sofisma.
 
O sistema de ensino português precisa duma reforma profunda, séria e reflectida e participada por todos.

Na minha óptica manifestações dessas somente demonstram a incapacidade das partes em dialogarem.

Ainda mais, a medida é boa e só não vê quem (seja por que razão for) não quer ver. Aí concordo consigo, Raimundo: é boa, é! O que não faltam são bons exemplos mundo afora.

Quanto aos estudantes... Eu mesmo fui dirigente estudantil e sei bem como essas coisas são. Sempre fui contra este tipo de atitudes porque basta passarmos por qualquer grupo de estudantes irreverentes e perguntar-lhes as causas da manifestação: a larga maioria não sabe responder! Não descuro aqueles que querem a sua opinião ouvida Henrique, mas sou levado a crer que estes não são a maioria. Tenho estudante de secundário cá em casa... e basta ver-lhe e ver os amigos para saber quem não sabe o que e quem não lhes disse o que...

Gostei muito do post! Directo, sintéctico e panorâmico :-D
 
eu estudei num colégio privado até ao 7º ano e durante esses anos nao tive "furos" e não havia reclamações dos alunos. Se um professor não podia ir a escola estava organizada para as ditas "aulas de substituição" que nessa altura nem sequer tinham nome. Estavamos na escola e tinhamos aulas. Se uma escola privada se pode organizar não há razão para pensar que as escolas publicas não possam.
 
O PCP e satélites não estão preocupados com os alunos ou com o país; apenas querem medir forças. Nada mais.
 
É inaceitavél que eu, carla, aluna do 12º segundo ano, esteja á espera das aulas de substitição as 6º feiras á ultima hora.Por ser maior(18)nÃO deveria ser nem se quer obrigada a fracuentá-la. Desta forma(..) aproveitaria essa hora, para fazer o trabalho de ÁREA PROJECTO, o que também acho inadmissivel para quem quer ir para a faCuldade daqui a uns meses...Pensem nisto.O futuro não é isto(..)inc.
 
ate quando vamos aguentar tapas na boca num pais que diz-se ter liberdade de expressao?se somos livres por que a imprensa ainda é tão superficial em relação a politica?ate quando vamos aceitar essa cambada de demagogos usar nossos nomes em epoca de eleição dizendo que são a favor da força jovem?afinal por eles serem pessoas importantes ficam cercados de policia enquanto nos estudantes parecemos não ter importancia pois assassinados por policiais e bandidos.Vamos mostra pra elite que não somos alienados e sim a base da sociedade.mensagem:qual a importancia do estudante na sociedade?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?