.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-12-07

 

NÃO APAGUEM A MEMÓRIA


Fotografia no encontro junto da prisão do Aljube em Lisboa, em Julho 2006.

"Em nome das vítimas dos Tribunais Plenários, dos mortos e dos vivos, saúdo os juízes do Tribunal da Boa Hora que quiseram activar a memória dos tempos sombrios. As vítimas que represento foram neste local gravemente ofendidas na sua dignidade e no seu próprio corpo. Avivar, hoje e aqui, a memória constitui, pois, um acto necessário e exemplar de cidadania." [Continua aqui]

É o início da intervenção do ex-preso político, professor doutor António Borges Coelho, nas instalações do antigo Tribunal Plenário da Boa Hora, actual sede da 6ª vara criminal, ontem, na cerimónia da colocação de uma lápide para que se não esqueça a repressão fascista e os que contra ela lutaram. O plenário encheu e desta vez não foi com agentes da PIDE/DGS como no tempo dos julgamentos políticos.
Esteve presente o Ministro da Justiça, Alberto Costa, ele próprio um ex-perseguido político da ditadura, o presidente do Tribunal Constitucional, Artur Maurício, o Juiz presidente das varas criminais da Boa Hora, Raul Esteves, muitos ex-presos políticos, entre os quais Edmundo Pedro, Manuel Serra, Nuno Teotónio Pereira, Artur Pinto, Maria João Gerardo, Fernando Vicente, Carlos Domingos, Francisca Domingues, António Almeida, José Manuel Taborda, Picão de Abreu, Jorge Galamba Marques, vários militares de Abril como Vasco Lourenço, Marques Júnior, Duran Clemente, Mário Tomé. Em representação dos advogados que defenderam presos políticos falou Macaísta Malheiros.


Comments:
Gostava de fazer uma pergunta:

Existirá a possibilidade/interesse de alguma televisão em recolher depoimentos de antifascistas com idade avançada e/ou que tenham estado no Tarrafal/outra prisão, para que as novas gerações tomem conhecimento deste período negro da nossa história ?

Arrepio-me ao pensar que não o façam.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?