.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-12-23

 

Politicamente Incorrecto

Estou aqui a invejar o João Abel por ter conseguido tantos comentários com aquela astuciosa ideia de dizer mal da Senhora Deputada e nossa colega da blogosfera, Ana Gomes. Tenho matutado se eu, que sou um fã de alguns dos seus enfáticos atrevimentos políticos tão pouco "correctos" quão pouco diplomáticos, mesmo para quem não é diplomata, se eu - dizia - não faria bem em postar aqui, a dizer bem dela, só para ver quantos comentários conseguiria.

Comments:
A questão não é dizer bem ou dizer mal, todos nós temos coisas que merecem ser louvadas e outras criticadas e a Ana Gomes exagera pra os dois lados.

A questão é dizer mal por ela condenar e querer apurar a verdade no que respeita a direitos huanos elementares e, na minha opinião, pior, é a hipocrisia do post.

No enbtanto o João Abel Freitas, também tem tido posts excelentes e, mesmo quando pliticamente incorrecto, muitas vezes com o meu acordo.

Pronto Raimundo já conseguiste um comentário.
 
Vou "ajudar" o Raimundo a "ter" mais uns quantos comments, mas em resposta ao Pedro Farinha e acho até que o Raimundo o que pretende é não parar com a polémica sobre o caso que levantei: os voos da CIA.

Não quis "dizer mal" da Ana Gomes, colega de um blog que muito aprecio, Causa Nossa, embora muitas vezes em discordância de vários dos postes que lá aparecem.

E também não defendo que não se apure a verdade sobre os voos, mas partindo de uma realidade/pressupostos. Todos sabemos e a deputada Ana Gomes, como antiga diplomata, sabe-o melhor que esses voos existem e existirão. Muitos desses voos se realizam ao abrigo de vários tipos de relações/tratados institucionais que Portugal subscreveu, por exemplo como membro da Nato, na base do acordo das Lajes, etc. Portanto, não há que se armar "em ingénuo" e entrar nos terrenos do Sancho Pança.
 
Eu gosto da Ana Gomes embora por vezes não vejo grande lógica naquilo que defende. Não é o caso dos voos.
A voz é que a trai e é o seu calcanhar de Aquiles, principalmente quando aparece nas rádios e TVs. Soa a uma certa histeria, mas presumo que seja pelo empenhamento militante (tem background) e não para se pôr em bicos de pés para os media.
 
O que eu fiquei sem perceber é para onde corre João Abel Freitas.
Mas eu sou do povo, sou ingénuo, e não acho que se deva estar calado.
Mesmo que haja "relações/tratados institucionais".
Se calhar, por isso mesmo.
 
meu caro António Oliveira

Fui ver o seu blog e registo. Também gostei imenso do artigo que cita do Miguel Sousa Tavares. É um bom retrato "mental" do Arqto.

Quanto ao comentário anónimo que diz ser do "povo", (quando se é não se precisa muito de o afirmar de qulquer maneira) a minha corrida é de maratona, ou seja,insiro-me naquela corrida onde acho não devemos esconder conhecimentos adquiridos quando defendemos certas causas. Temos de pô-los ao serviço delas.
 
Eu continuo sem saber quais são os tais "relações/tratados institucionais", etc., que permitem raptar pessoas às dezenas e fazê-las passar por território nacional. Palavra! É isso que eu quero dizer quando digo que "sou do povo". Pelos vistos, João Abel Freitas sabe mais do que eu. Logo, está pelo menos um furo acima de mim.
 
O RN é fã confesso de "atrevimentos políticos tão pouco "correctos" quão pouco diplomáticos" da Gomes. Está no seu direito. Eu tenho matutado e por exemplo não me lembro de qualquer "ousadia" dela na censura ou condenação por exemplo contra a primeira ou a segunda guerra da NATO e já quanto à guerra no Iraque houve gente muito mais ousada do que ela. E em contrapartida lembro-me dela ter atacado o Mari Alkatiri por sendo muçulmano pretender ser PM num país católico pese o facto dele ser simultâneamente o SG do partido que teve 57,3% nas eleições.

Isto é a Gomes quanto a mim é daquelas que para salvar os dedos não se importa de deixar ir alguns anéis. Para mim ousadia é cortar o dedo quando se conclui que este está gangrenado. Refiro-me claro ao dedo gangrenado que é a NATO e que por não ter sido cortado a tempo já está a gangrenar o sistema judicial (Patriot Acto, por exemplo) dos USA e não só. Este zelo da Gomes consubstancia-se na desgastada frase de mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma.
 
Uma resposta ao comentarista anónimo que acha que estou melhor informado que ele. Um furo acima na sua linguagem. Nada disso. O que eu sei é que há a Nato, há o acordo das Lajes e, neste contexto, existem esses e outros voos. Não sejamos hipócritas e quem foi diplomata tem obrigação de saber isso bem melhor do que. Estamos contra a Nato? Estiveram contra a invasão do Iraque tdos os que agora fazem campanha por um apuramento impossível dos voos?Condenamos a existência de bases como Guantánamo onde os direitos humanos são espezinhados?
Acho sinceramente que "os tiros dados" estão fora do alvo e nem de treino servem. Eventualmente servem de máscara a outros que não se querem dar.
Quanto a Timor será interessante ler as teses distintas em torno de Xanana de Ana Gomes e Adelino Gomes, que o DN refere hoje..
 
Caro Raimundo Narciso;

Espero que não leve a mal deixar-lhe aqui os meus melhores votos de um FELIZ 2007.

Com saúde, amor, paz, uns 'trocos'... e muitos posts para contentamento dos leitores.

Um abraço, um beijinho.
Isabel Magalhães.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?