.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-12-05

 

Salário mínimo o acordo possível

SMN passa dos 385,90 para 403 euros em Janeiro de 2007, um aumento de 4,4% num acordo entre o Governo confederações sindicais e confederações patronais. "O acordo tripartido foi feito com base numa proposta do Governo e prevê a evolução gradual do SMN para que este atinja os 500 euros em 2011."
Um aumento de acordo com as melhores expectativas, que se aplaude, mas muito aquém das prementes necessidades dos que mais sofrem com o equilíbrio das contas do Estado, a larga maioria da população, mal remunerada.

"O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou hoje “histórico e inédito” o acordo sobre o Salário Mínimo Nacional (SMN) estabelecido em sede de concertação social."
"Para o secretário-geral da UGT, João Proença o acordo tripartido "é um sinal extremamente positivo que cria condições diferentes no domínio do diálogo social", ao que o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, acrescentou que o seu principal objectivo é dar "um indicador ao país que responsabiliza todos os portugueses numa necessidade de mudança, no combate à precariedade e à economia clandestina".

Entretanto a nova estrela em ascensão no PCP, Francisco Lopes, disse: "Consideramos que, para 2007, o valor é insuficiente, mas há aqui um sinal muito forte do crescimento do SMN."

Comments:
Saúdo o acordo. É muito positivo. Felizmente que, pelo menos neste aspecto, Vital Moreira e José Sócrates lêem por cartilhas diferentes. Neste caso, estou com Sócrates. Tb compreendo o Francisco Lopes. É chato termos que achar bem o que costumamos achar mal. Venceu, na óptica de alguns, um certo "maximalismo". Não senhor. O governo tb tem tomado medidas boas.
 
ALDEIA DO MONTE
Adorável - um deputado do PCP vir fazer de porta voz daquilo que a CGTP reclamou no ano passado ...
Casualidade - a CGTP ter assinado, em trinta anos de Democracia, um acordo social, enquanto e ao mesmo tempo o PCP não conseguia fazer aquilo que só sabe fazer: ser do contra ...
 
José Sócrates concretizou o que anunciara no último congresso e que levantara dúvidas e suspeitas a alguns sindicalistas.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?