.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-12-27

 

Títulos Generosos (1)



“Cornucópia”, de Gabrielle Sloan


Portugueses gastaram quase mil euros por segundo no Natal”(DN de hoje, tb aqui)

Ora aí está um “bom” título para uma notícia que afinal não chega a ser tão “boa” como aparenta. Indo para além da “factualidade” generosa que lhe foi emprestada, apercebemo-nos que os valores recenseados implicam, vejam lá, um abrandamento no ritmo do consumo.

A novidade -- a "notícia", no sentido mais "nobre" -- não é os portugueses gastarem muito dinheiro com as compras de Natal, mas, antes, o facto de o aumento do consumo ter sido inferior ao que se verificou no ano passado comparativamente ao ano anterior.

Assim se vê até que ponto a “arte de titular” se presta às empatias ideológicas, sacrificando o rigor factual. A margem de ambiguidade que rege a titulação chega para criar um ambiente de retoma “gradual”.

Oxalá a coisa não venha a ficar "apenas" pelos títulos…

Comments:
Seria muito útil uma lista das percentagens dos bens adquiridos. É que não tenh qq dúvida de que uma grande parcela do consumidor português aproveita o subsídio do natal para compras de primeira necessidade, a roupa e os sapatos que foram faltando durante o ano, 'abastecer' melhor a despensa... e tapar 'buracos'.

Aproveito para deixar os meus melhores votos de FELIZ 2007 extensivos a toda a equipa.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?