.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-12-27

 

Títulos Generosos (2)



"Ó pá, vá lá, somos todos humanos!"



A publicação do relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (ONU), que confirma, em grande parte, as piores alterações previstas para os próximos 100 anos, despertou uma divertida onda de culpabilização. A mais hilariante foi sem dúvida aquela generalização compungida segundo a qual “somos todos culpados”.

Quando chega a hora de acertar contas, o “homem”, na sua nudez primitiva e pureza sócio-cultural, é quem fica na berlinda.

Não deixa de ser curioso notar que, quando toca a sineta para a recolha de dividendos, os magnatas das grandes indústrias poluentes tenham nome, biografia extensa, contas bancárias, impérios financeiros e lucros chorudos. Depois, quando a brutalidade com que resistiram a assinar, anos a fio, os compromissos que visavam (e visam) debelar a emissão de poluentes, se revela em toda a sua estúpida e catastrófica dimensão, há sempre uma série de cronistas manhosos que distribuem as culpas por “todos nós”.

Porque razão, na ocorrência, não se estampam os nomes dos responsáveis políticos e empresariais que têm recusado assumir compromissos.

Afinal, nem são assim tantos…

Comments:
Porque razão, na ocorrência, não se estampam os nomes dos responsáveis políticos e empresariais que têm recusado assumir compromissos?

Porque, simplesmente, não é politicamente correcto e isto tem muita força entre nós...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?