.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-01-16

 

Contra uma ordem dos médicos confessional

"Segundo o Público, o provedor de Justiça, emitiu um parecer em que defende que o Código Deontológico da ordem dos médicos [um código confessional que emparelha com as concepções do bispo de Bragança, aqui em baixo expostas, sobre a IVG e o aborto. Nota do Puxa] não suscita nenhum problema ao considerar como «falta deontológica grave» a prática de aborto pelos médicos." - afirma Vital Moreira, no Público de hoje, e que mais adiante diz:
"Como entidades públicas que são, as ordens profissionais são necessariamente aconfessionais. Por esse motivo elas nunca podem considerar como deontologicamente ilícito e disciplinarmente punível, aquilo que o Estado ele mesmo, não considera punível."

Deixo aqui um euro - início de um passa-boné - para angariar fundos para o Dr. Pedro Nunes, actual bastonário da OM, criar uma ordem de médicos nova, privada, de adesão voluntária e com a deontologia que lhe parecer, católica, budista, muçulmana ou qualquer outra.


Comments:
O bastonário da Ordem, para continuar digno do cargo, deveria repensar a atitude tomada em nome da Ordem, pedir desculpa aos médicos ou então demitir-se. Se enquanto cidadão não lhe chega ter a atitude que bem entender e quer ter um instrumento funde uma associação muito própria. O Uso indevido de um cargo, a sua manipulação é um acto indigno. AC
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?