.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-01-17

 

IRS dos pobres

Este ano a declaração de IRS não inclui a declaração de "manifestação de fortuna" deixando mais folgados os que enriquecem ilicitamente ou simplesmente fogem aos impostos.
O DN diz que interpeladas as Finanças teve a resposta de que há a possibilidade de obter os dados através de consultas a várias bases de dados. Mas... e aí está a resposta a revelar-se " resposta de mau pagador". É que as bases de dados e o seu acesso já existiam antes daquela, tida por importante, medida de combate à fuga ao fisco.

Aliás isso mesmo o secretário de Estado sublinhou:

"Ainda em Fevereiro do ano passado, [por] um despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Amaral Tomaz - na sequência de erros dos serviços da DGI - reafirmava a obrigatoriedade da declaração. No mesmo despacho, realçando o valor da declaração como fundamental para o combate à fuga e fraude fiscal, o secretário de Estado chamava a atenção para a possibilidade "do recurso à avaliação indirecta da matéria tributável" nos casos em que exista uma "divergência não justificada" de, pelo menos, "um terço entre os rendimentos declarados e o acréscimo de património".

Que raio se passou de relevante de há um ano para cá para tal mudança? Não foi, com certeza, a missa de acção de graças do director-geral dos impostos, Paulo Macedo. Essa parece que foi para manter o tal ordenado. Também não parece estar relacionada com a reforma dourada oferecida a João Cravinho em Bruxelas (para não andar, para aí, a chatear?), pois ontem ele disse que deixava o dossiê de combate à corrupção prontinho amanhã, no Parlamento, antes de partir.

Despacho do conselho de gerência do Puxa (glosando O Jumento): Interrogue-se o Sócrates.


Comments:
...Mas "o IRS dos rico" serviu para alguma coisa? Nunca nada se ouviu. Assim, o melhor é nem incomodar.
 
Quando a fé é muita, como é o caso do director geral, os milagres acontecem. Nós não os vemos porque não acreditamos neles, mas a verdade é que são como a bruxas «que las hai, las hai!»
Homens de pouca fé aconteceu um milagre e vós não vistes!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?