.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-02-12

 

As próximas eleições em França

Faltam menos de 70 dias para a primeira volta das eleições em França. A candidata socialista terminou este fim de semana a fase "participativa" durante a qual promoveu debates com militantes e eleitores por toda a França. Ontem publicou o programa onde resume as conclusões que tirou ela mesma do debate.

É certo que esta forma de proceder deixou muita gente com dúvidas sobre a eficácia da campanha, as questões são tantas neste tipo de debates que inevitavelmente Ségolène Royal cometeu algumas gaffes, como por exemplo ter afirmado que a primeira lei que fará votar é uma lei que afaste do domicilio conjugal o autor de violências conjugais, ora tal lei já existe e foi votada por ela mesma.

A leitura das 100 medidas deixa-me com a sensação de falta de uma linha mestra, parece-me um catálogo de boas intenções, oxalá me engane. Algumas das propostas são bastante controversas, cito apenas duas: enquadramento militar dos jovens delinquentes e supressão da sectorização escolar.
Comments:
E como vão as coisas do lado de Sarkosy?
 
Olá Manuel

O Sarkozy vai de vento em popa, as sondagens atribuem-lhe uma vitória confortável na segunda volta.
Este fim de semana conseguiu juntar a ele mais uns centristas e mesmo dois ex socialistas (Christian Blanc ex presidente da Air France e Roger Anin actor e cunhado de Miterrand).
Do ponto de vista do programa, Sarkozy insiste no tema da ruptura, até parece que não é ministro há 5 anos.
 
E parece-te que a Segoléne consiga inverter a onda?
É que bem vistas as coisas as presidenciais vão ter uma grande importância para a Europa. E são logo 5+5 anos.
 
Olá Raimundo

As sondagens de hoje continuam a dar uma vanatgem clara a Nicolas Sarkozy, actualmente com 54% de intencões de voto numa segunda volta.

Eu espero que a passagem da fase participativa à fase activa da campanha junta com o investimento da campanha de algumas figuras de grande pretígio do PS como Martine Aubry ou Strauss-Khan possa inverter a situacão actual.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?