.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-02-26

 

Branquear a propósito de acusação a Kissinger

Uma mesma notícia no Brasil (Agência Carta Maior, 2007-02-15) e em Portugal (Público, 2007-02-19):

"O advogado uruguaio Gustavo Salle avançou com um processo junto do Supremo Tribunal de Justiça do Uruguai, "de captura internacional, prisão e extradição do ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, acusando-o de “autor intelectual” do Plano Condor... "

Até aqui tudo igual. Mas o resto é que faz a diferença:

Público: " ... Plano Condor com o qual ditaduras da América Latina reprimiram militantes de esquerda nos anos 1970."

Agência brasileira: "... Operação Condor, acção articulada entre ditaduras latino-americanas que causou a morte e o desaparecimento de milhares de pessoas. (Marco Aurélio Weissheimer - Carta Maior).

O Público esconde por baixo daquela cândida expressão "reprimiram militantes de esquerda" um dos mais negros períodos de terror na América Latina, durante o qual se torturava de forma macabra até à morte prisioneiros políticos ou se os atirava ao mar a partir de aviões militares.

Um breve extracto da notícia que, no Público, se ficou por aquelas breves e púdicas linhas:

"A Operação Condor consistiu em um sistema de cooperação entre as ditaduras militares do Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Brasil para perseguir e executar opositores desses regimes. O pretexto era o argumento clássico da Guerra Fria: "deter o avanço do comunismo internacional". Auxiliados técnica, política e financeiramente por oficiais do Exército dos Estados Unidos, os militares sul-americanos passaram a agir de forma integrada, trocando informações sobre opositores considerados perigosos e executando ações de prisão e/ou extermínio. A operação deixou cerca de 30 mil mortos e desaparecidos na Argentina, entre 3 mil e 7 mil no Chile e mais de 200 no Uruguai, além de outros milhares de prisioneiros e torturados em todo o continente." Quanto ao papel de Kissingier fala-se mais adiante, na notícia, aqui.


Comments:
nao esquecer que Kissinger fala com Bush semanalmente para o aconselhar sobre o iraque.Bush não fala com pai terreno. Só com o divino e veja-se a merda que andam a fazer.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?