.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-02-20

 

A corrida às armas nucleares

Não estará a UE a dar um empurrãozinho para esta corrida?

É que li hoje que a República Checa e a Polónia estarão na disposição de deixar instalar nos respectivos territórios pelos EUA , armas defensivas para fazer face a qualquer iniciativa vinda da Coreia do Norte ou Médio Oriente.

Estas armas, como dizem, nada têm contra a Rússia. Mas não deixa de ser uma atitude no mínimo incómoda para a Rússia, certamente porque não estará na cabeça de Bush dar uma palavrinha a Putin sobre o assunto.

É evidente que perante uma aus~encia de uma política externa na UE, a UE está "impedida" de impedir que estes dois países UE façam o que bem entenderem.

Mas será que não se percebe que esta atitude não justifica uma boa soma de dólares e que só traz complicações para a vivência na casa europeia?

Porque será que alegando cooperação com os EUA o que se passa é uma subordinação plena e cega da UE às pretensões dos EUA? Leia-se o artigo de Medeiros Ferreira sobre o discurso de Putin que embora não directamente ligado com esta preocupação vale a pena Um discurso histórico?


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?