2007-02-28
Manobras para a conquista da OPA
Mais de uma vez escrevi aqui o seguinte: a OPA da SONAE sobre a PT desencadeou efeitos positivos porque fez estremecer o colosso monopólio da PT que, em muitos aspectos, actuava (actua) contra os interesses dos utentes.
Qualquer que seja o resultado final da OPA jamais a situação voltará o que era. Algo vai mudar. De qualquer modo, a AdC não interveio no processo, de forma clara e menos ainda no interesse dos utentes, ao deixar de pé um outro eventual monopólio, caso a SONAE ganhasse, ou seja, o monopólio do móvel ao permitir a fusão das redes do 96 com o 93 - TMN e Optimus.
O negócio da OPA, ao contrário do que tentou fazer passar o grupo Belmiro de Azevedo, durante muito tempo, afinal é excelente. Primeiro aumenta o preço de 9,5 para 10,5 euros e vendo que só a mudança de preço não cativava muitos dos accionistas, vem à última hora tentar comprar votos na Assembleia de accionistas com novas promessas que se aproximam das que o CA tem vindo a oferecer.
Não sabemos qual será o desfecho final. A reunião de 6.ª feira é7será determinante.
Que vença o CA. Tem um projecto bem mais consistente em termos da economia portuguesa. O projecto da SONAE tem uma componente especultaiva muito forte.