.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-02-11

 

Ontem foi dia de estarmos de bico calado

... sobre o referendo de hoje.

Para além de ser isso... o dia de reflexão não é senão um derivado de uma lei anacrónica, com resquícios fascizantes, em que os partidos não tocam, não se percebe porquê. Sim, porque o dia de reflexão decorre do medo que o regime anterior tinha de que à última hora pudesse suceder algo que perturbasse a apregoada e preconcebida votação no regime.

Os partidos também não tocam no recenseamento eleitoral cuja margem de erro é elevada.

Então será possível que 8,7 milhões de portugueses estejam recenseados correctamente, como se lê na primeira página do DN de Hoje?

Será que só temos apenas 1,8 milhões de portugueses com menos de 18 anos? Ou seja cerca de 17% da população?

Estes dados não jogam com a realidade. Então porque não se corrige o recenseamento? São estes laivos de terceiro mundismo que facilmente poderiam ser ultrapassados sobre que nunca se actua de forma adequada que nos leva a entrar numa linha de pensamento demolidora à VPV.

Deixo estes dados gerais sobre a dimensão do erro no recenseamento eleitoral.

O INE estima que, em finais de 2005, a população portuguesa residente era de 10,5 milhões de pessoas e que os jovens com idade compreendida entre Zero e 14 anos representavam 15,6% da população. Será que a população com 15, 16 e 17 anos de idade e os não recenseados com idade de o fazer (que cada vez começa a ter algum significado nem que seja ao nível das décimas) só representam 1,4 % da população, ou seja, 147 mil pessoas?


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?