.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-03-28

 

Correia de Campos e o SNS

O Ministro da Saúde, Correia de Campos, disse no Porto, na passada 2ª feira, que 70 serviços de atendimento permanente (SAP) que recebem menos de 10 doentes por noite vão deixar de ter serviço nocturno. De forma gradual e à medida que estejam criadas alternativas para as populações.
Os 70 SAP atendem em média - informa o ministro - 280 doentes por noite e acrecenta que se os médicos que asseguram as noites passarem a trabalha apenas de dia isso permitiria dar "médico de família a mais 136 mil portugueses". Tanto?
A reestruturação territorial e a optimização de recursos na Saúde que o ministro está a levar a cabo, num ambiente de constrangimento financeiro e com o alvoroço das populações mobilizadas quase sempre por mero interesse eleitoralista de autarcas e oposições pode ser entendida de duas maneiras:
> ou o ministro "está ao serviço do gande capital e anda a fazer o que pode para degradar o serviço nacional de saúde e o privatizar"
ou
> está a fazer o que pode, com o dinheiro que tem, para melhorar e defender o SNS.

O bom entendimento é...? Adivinhou. É o segundo.


Comments:
Mas que defesa e que melhoria? Até agora apenas vimos aumento das taxas moderadoras e fecho de SAP's, medidas que contribuem para arrecadar receitas e não para prestar melhor serviço público...
Por outro lado, para que servem essas receitas? para dar tachos à clientela política "de serviço", instalados nos vários hospitais-empresa, a ganhar chorudos salários... (mas depois, os funcionários públicos é que que são o bombo da festa... e estes? não são pagos igualmente pelo orçamento do Estado?
e porque será que ninguém fala agora nas listas de espera? Não será porque isso não convém?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?