.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-03-27

 

Diferenças e semelhanças

Marilyn Monroe e Sua Santidade o Papa Bento XVI - O pecado mora ao lado.

Contrariamente ao que dizia um dos mais sombrios portugueses de todos os tempos, -- António de Oliveira Salazar -- que ganhou o concurso do maior português..., da RTP1 (emissão de 25 p.p.), as coisas nem sempre são o que parecem, não dispensando nunca um apurado e aturado exercício de análise acerca de semelhanças, diferenças, entendimentos e contextos.

Deste modo, as semelhanças que apressadamente se poderiam vislumbrar entre estas duas fotos, de Marilyn Monroe e de Bento XVI, desfazem-se em inultrapassáveis diferenças que me escuso de enumerar.

Clamam uns que se trata apenas de um concurso; alarmam-se outros relativamente à nutrida notoriedada que Salazar recupera no espaço público, não apenas pelo destaque que lhe é dispensado mas, ainda pior do que isso, pelo branqueamento do carácter criminoso, brutal e bárbaro da ditadura militar que chefiou, com a cumplicidade de pessoas e instituições de todo o mundo, em aliança com as principais potências da NATO.

Porém, o pano de fundo de desprezo bacoco pelos “direitos adquiridos”, contra a deriva autoritária dos “direitos suprimidos”, facilita um desespero manso da parte dos que seguiram no carro socialista até às urnas e agora se arrependem.

No dia seguinte, os jornais noticiavam que a extrema-direita está presente nas escolas do secundário a concorrer às direcções associativas com listas “independentes”.

Talvez uma coisa nada tenha a ver com a outra…

Ou será que tem?

Sendo certo que em tudo são coisas diferentes, em breve iremos descobrir as semelhanças…

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?