.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-03-25

 

Presidenciais, em Timor-Leste, em Abril

"Começo morno para Ramos-Horta"

"José Ramos-Horta iniciou hoje a sua campanha eleitoral na capital, num ginásio meio vazio, enquanto Francisco Guterres "Lu Olo" teve uma cerimónia muito participada na sua aldeia natal, Ossú, Viqueque, no leste do país.

José Ramos-Horta, que suspendeu às 00:00 horas de hoje (15:00 de quinta-feira em Lisboa) as funções de primeiro-ministro, abriu a campanha presidencial no maior pavilhão de Díli, o GMT, no campus da Universidade Nacional de Timor Lorosae. "

"Lu'Olo" candidato pela FRETILIN

"Um antigo guerrilheiro da resistência que agora é Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, [e presidente da FRETILIN] Francisco "Lu'Olo" Guterres, lançou em 23 de Março de 2007 a sua campanha para ser Presidente da Repúblia num comício com 10,000 apoiantes ... na cidade de Ossu, a sudeste de Dili."

"Lutou nas montanhas durante toda a ocupação [indonésia] de 24 anos e era o membro da Fretilin de mais alto nível em Timor-Leste quando as forças armadas Indonésias partiram em 1999."

Declaração

"... Ao longo dos vinte e quatro anos da ocupação tive sempre o privilégio de estar ao pé do nosso Povo, para sentir a sua força e determinação em vencer. Vivi e sofri com eles. Juntos vimos tombar, um por um, os nossos heróis. Por isso, é também em nome deles que aceito ser candidato da FRETILIN.

"... Sou católico convicto. Mas no domínio da liberdade e convicções religiosas, ajudarei, sempre que necessário, o diálogo entre as diferentes escolhas e opções. Combaterei com todas as minhas forças todo o tipo de extremismo ou fanatismo, vindo donde vier. Com convicção, promoverei o ecumenismo.Prometo ser um Presidente em prol da solução dos problemas. Não serei jamais fonte da criação de conflitos."

"... Dedicarei com particular atenção muito do meu tempo à CPLP e ao reforço desta nossa Comunidade dos Países de Língua Portuguesa."...



Xanana Gusmão cria partido

A Fretilin vai recorrer para os tribunais da pretensão "oportunista" de Xanana Gusmão de dar ao partido que está a criar o nome de: “Congresso Nacional para a Reconstrução Timorense”, com a sigla CNRT procurando confundir os eleitores, mais de 50% dos quais analfabetos, e capitalizar o prestígio da anterior organização da resistência, o Conselho Nacional da Resistência Timorense, igualmente conhecida pela sigla CNRT”.



8 Candidatos

Os 8 candidatos presidenciais começam Sexta-feira, 2007-03-23 a campanha eleitoral para as eleições de 2007 -04 -0.
Francisco Guterres Lu-Olo começou a sua campanha em Viqueque-Ossu, Avelino Coelho em Manatuto, Francisco Xavier do Amaral em Aileu, Manuel Tilman em Aileu, Lucia Lobato em Liquiça, José Ramos Horta em Dili, João Carrascalão em Ermera e Fernando de Araujo Lasama em Suai-Covalima. (TP)


Comments:
Concordo com a informação que aqui postou e particularmente com as linkagens que fez. Aproveito para dar esta informação recente do blog do Lu-Olo:

Segunda-feira, 26 de Março de 2007
Militar Australiano Agride Militante da FRETILIN
Hoje, 26 de Marco de 2007, apos o comicio da campanha do Presidente Lu Olo, em Gleno, Distrito de Ermera, um militante da FRETILIN foi agredido por militar australiano, por nao ter permitido que o carro dos militares se introduzisse no meio da caravana da comitiva da campanha, que estava de regresso a Dili.

O militar usou da forca e retirou o militante da FRETILIN do carro onde viajava, deitando-o no chao e pisando-o para obrigar que beijasse a terra. O militante resistiu, ao que o militar respondeu colocando o cano da arma na sua cabeca gritando "fuck you" I'l kill you.

Quando o seguranca pessoal do Secretario Geral da FRETILIN, que e membro da PNTL, tentou intervir para acabar com o a cena humilhante que o militar estava a causar ao militante da FRETILIN, o militar virou a arma para o PNTL, de forma dasafiadora.

O militar so recuou apos ordem do seu comandante.

Isto foi testemunhado pelos militantes da FRETILIN que faziam parte da caravana (incluindo o Secretario Geral da FRETILIN), os segurancas do Secretario Geral e do Presidente, e tambem jornalistas.

Perante tal cena a pergunta que se levanta e: "o que estao aqui a fazer os militares australianos"? Vieram para nos ajudar, como normalmente dizem? Esperemos que sim.
http://www.luolobapresidente.blogspot.com/
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?