.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-03-31

 

A Revolta da Madeira - 1931 (1)

No próximo dia 4 de Abril passam 76 anos sobre a Revolta da Madeira contra a ditadura instalada em Portugal 5 anos antes (1926).

A Madeira revolucionária durou 28 dias - o maior tempo que qualquer tentativa de derrube do regime durou, antes do 25 de Abril de 1974.

Durante esse período, a Junta Revolucionária da Madeira, presidida pelo General do Exército Adalberto Gastão de Sousa Dias, criou um embrião de governo provisório que tomou medidas de alcance económico e social e algumas iniciativas diplomáticas, como o reconhecimento da República Espanhola.

Há quem olhe para a revolta da Madeira como "um produto importado", ou seja, como um produto com origem nos deportados pelo regime para a Madeira que, então, seriam cerca de 200, entre civis e militares.

Não domino o problema em profundidade. Mas uma leitura tão simples dos acontecimentos coloca-me profundas dúvidas, não só porque, nos próprios dirigentes da Revolta havia muitos madeirenses, quer civis quer militares, por exemplo, as duas únicas subsecretarias do governo provisório, dirigido pelo general Sousa Dias, foram ocupadas por madeirenses: a da economia pública pelo dr. Manuel Gregório Pestana Júnior e a do comércio e comunicações pelo capitão engenheiro Frazão Sardinha, mas ainda e, mais determinante das minhas dúvidas, porque este acto de rebelião contra a ditadura dá-se num processo de sucessivas lutas da população da Madeira contra medidas do governo central de que é bem conhecida a "revolta da farinha" dois meses antes e, apesar do insucesso da Revolta de 1931, das prisões e deportaçãoes, as lutas continuaram com grande intensidade pelo menos até 1936, com a não menos conhecida "revolta do leite".

Como diz o dr. João Soares, que, no próximo dia 2 de Abril, vai introduzir este tema num jantar/debate essencialmente de gente ligada à Madeira, no seu livro "A Revolta da Madeira - documentos", publicado em Abril de 1979, esta revolta veio endurecer, no futuro, as medidas repressivas do regime.


Comments:
E agora quantas secretarias tem o Alberto João Jardim?
 
Não sei exactamente, mas cerca de 9. Mas se entrar no site do governo regional pode ver quantas são actualmente.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?