.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-03-13

 

Saudades da Guerra Fria

Bush preocupadíssimo com a segurança da Europa trava negociações com a Inglaterra, a República Checa e a Polónia para aí colocar modernos mísseis antimísseis (controlados exclusivamente pelos EUA já se vê).
A Rússia teve uma reacção muito vigorosa e ameaçou com uma resposta à altura do que considerou um regresso dos EUA à guerra fria.
A Administração americana mostrou-se muito surpreendida porque os mísseis não são para criar uma barreira aos mísseis russos. Os mísseis americanos na fronteira da Rússia são - garante washington - para defender a Europa de um ataque nuclear da Coreia do Norte (que não tem mísseis de longo alcance) e do Irão (que não tem nem armas nucleares nem mísseis para os trazer).
Moscovo interroga-se sobre o que pensaria o Pentágono se a Rússia colocasse de novo mísseis em Cuba com o pretexto de defender a ilha, digamos, de Israel e do Paquistão, por exemplo.
Luís Amado e Massimo D'Alema consideram que os EUA em vez de tratarem o assunto do escudo antimíssil país a país devem-no fazer no âmbito da NATO ou da UE. O mesmo diz a Alemanha que preside à UE.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?