.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-20

 

2002-2007

Faz amanhã 5 anos que, como muitos eleitores franceses de esquerda, me enganei. Em 2002, desiludido com as promessas não cumpridas do governo Jospin, nomeadamente no que diz respeito aos "sans papiers" (indocumentados), votei Taubira (Radical de Gauche). O meu raciocínio da época era passar uma mensagem a Jospin na primeira volta e depois votar nele na segunda volta. Saiu tudo errado, na segunda volta lá fui votar Chirac...

Entre os meus amigos próximos que votam à esquerda quase todos dispersaram os votos pelos pequenos candidatos de esquerda, com a excepção notável da Alexandra Menezes que dois dias antes das eleições teve o cuidado de ler com atenção as margens de erro das sondagens e votou Jospin devido à enorme margem de erro das intenções de voto de Le Pen (cerca de 5% na época).

Desta vez a situação, apesar de diferente (o candidato centrista está muito acima do que estava em 2002), tem alguns pontos comuns. Tudo me leva a crer que Le Pen está sub avaliado nas sondagens. Os inquéritos de opinião que não perguntam em quem se vai votar mostram que as ideias de Le Pen seduzem mais de 20% do eleitorado Francês. O risco de voltarmos a ter Le Pen na segunda volta é elevado.

Ségolène Royal tem tentado nestes últimos dias seduzir a esquerda, pessoalmente não tenho grandes esperanças que uma vez eleita aplique um programa social muito diferente do que tem sido feito por Chirac. Provavelmente veremos algumas diferenças na investigação, no ensino e, espero, nas questões de imigração. Por todas estas razões desta vez voto Royal logo na primeira volta.
Comments:
Viva Pedro.
Desejo que corra tudo pelo melhor, -- resultados e fiscalização político-informática -- no próximo domingo. Ouvi há pouco, num debate da SIC - Notícias, que Sarkozy terá conseguido criar uma imagem simpática entre os imigrantes portugueses. Confirmas?
Um abraço
 
Olá Manuel

A tua pergunta não pode ter uma resposta simples :).
De facto, a imprensa lusófuna tem publicado vários artigos com grupos de portugueses apoiantes de Sarkozy. As conversas que posso ter com alguns compatriotas mostram que uma franja importante da população imigrante de origem portuguesa, os mesmos que acham que nós somos os bons imigrantes por contraposição aos maus, achao o Sarkozy simpático.

Dito isto, há pelo menos um português no staff de Besancenot (LCR trostkista) e um outro no staff de Bové (alter-mundialista).
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?