.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-16

 

Há terrorismo e terrorismo

O anti-castrista Luis Posada Carriles, 79 anos, a contas com a justiça dos EUA, foi preso. Mentiu aos serviços de emigração... "Ao que isto chegou!" bem podia desabafar assim este ex-destacado agente da CIA com um currríulo de fazer inveja: participação na invasão de Cuba (Baia dos Porcos) em 1962. Atentado terrorista contra um avião cubano com a morte de 73 passageiros em 1976, atentados terroristas em zonas turísticas em Havana em 1977, várias tentativas (falhadas) de assassinato de Fidel Castro.
Mas, depois do terrorismo que atingiu as Twin Towers, derrubar aviões com passageiros tornou-se particularmente impopular na América. Por isso, além de já velho, foi descartado e corrido dos EUA.
Duas conclusões:
1) sabotar aviões com passageiros se forem americanos (estou a lembrar-me daquele avião da PANAM derrubado em Lockerbie às ordens de Kadafi em 1988) é mau. Mas quando eram cubanos era bom.
2) Esta notícia publicada no El País aqui (ver também aqui) nunca seria publicada assim, sem resguardar as conveniências relativamente aos EUA, na imprensa de referência portuguesa. O que é típico da independência altaneira de Espanha e da tradicional genoflexão do Portugal respeitador.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?