.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-17

 

Manifestação de estatísticos

A notícia merece ser comentada pois uma manifestação destas é rara. Hoje os técnicos do INSEE (Instituto Nacional de Estatística e Estudos Económicos) organizam uma manifestação em Paris para que a estatística mensal do desemprego não seja publicada entre as duas voltas das eleições.

Nos últimos meses surgiu uma polémica com acusações de manipulação das estatísticas, primeiro por parte das centrais sindicais, depois com participação dos partidos da oposição. Recentemente o Eurostat corrigiu os dados oficiais franceses do desemprego, o que vem dar razão aos sindicatos.

A técnica mais criticada é a que consiste em eliminar um certo número de pessoas das listas da ANPE (Agência Nacional Para o Emprego) retirando assim essas pessoas da população activa.
Comments:
Bem aparecido. Estamos ansiosos por acompanhar a campanha com os olhos do Puxa! Qual é o sentido da manif, não percebi bem?
Abraço
 
Rezam as cronicas que 80% das estatisticas não servem para nada.
 
que confusão....
os inscritos na anpe são população activa?

no rectângulo também os dados do emprego são altamente manipulados e até se inventam "alterações na metodologia de registo"...
 
Olá a todos

Para o Raimundo: o sentido da manifestação é simplesmente de não permitir que as estatisticas duvidosas do desemprego sejam utilizadas para manipular os eleitores a favor do Sarkozy entre as duas voltas.

Em resposta a Iuikki: a taxa de desemprega é calculada como o número de desempregados dividido pela população activa, ou seja pelo numero total de pessoas que podem, potencialmente, trabalhar. A razão pela qual não se utiliza a população total como universo é simplesmente para eliminar as diferenças de piramide etária e outras particularidades nacionais.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?