.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-19

 

Máquinas de voto

No próximo domingo vou votar usando uma máquina, não por escolha própria mas por imposição da câmara municipal de Boulogne-Billancourt que decidiu adoptar este modo de voto contra a opinião de todos os partidos da oposição.

As máquinas de voto, homologadas pelo Ministério do Interior, são fabricadas por uma empresa holandesa que mantém secreto o código fonte do programa utilizado argumentando que se trata de um "segredo industrial". Desta forma não há nenhuma possibilidade de verificar que a máquina não é programada para falsificar os resultados. A garantia que nos dão é a homologação do Ministério do Interior (do qual um dos candidatos foi o patrão até à duas semanas atrás) e um controlo técnico da Veritas ele também algo opaco de um ponto de vista técnico. Uma polémica sobre estas máquinas tem agitado o debate em França um abaixo assinado conta actualmente cerca de 70.000 assinaturas. A quem pode dispor de 6 minutos aconselho que vejam um vídeo que explica como se pode falsificar uma eleição usando as máquinas homologadas em França.

Face a tudo isto decidi propor-me a um dos candidatos para participar na fiscalização do acto eleitoral, se me chamarem para participar não deixarei de vos deixar a minha opinião.
Comments:
Por favor Pedro, quando puder envie-me um Orçamento para a aquisição de uma dessas máquinas.
Assinado: P.Portas
cc.: PNR
 
Aqui pelo meu burgo não são precisas máquinas para falsear resultados.
É tudo artesanal com uma pitada de intimidação!
 
Viva Pedro.
Se se confirmar o convite, vais ter com certeza uma experiência importante. Mas o código fechado não implica limitações inultrapassáveis?
 
Olá Manuel

Estou totalmente consciente que é impossível controlar de uma forma absolutamente segura estas máquinas. Aliás posso imaginar inúmeras formas de escrever um programa que passe os testes e, mesmo assim dê resultados falsos. Apesar disso penso que para além dos protestos temos que mostrar que não baixamos os braços em situações como estas.
 
A ideia, com o abaixo assinado, etc, pode ser um bom elemento de propaganda contra o patrão do Min do Interior. Peçam uma ajuda aos Gatos Fedeorentos que eles arranjam um cartaz e um video para o YouTube com o Sarkozy a dar à manivela atrás do computador.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?