.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-19

 

O Gato Ricardo Araújo Pereira...

... foi vetado pela Juventude Comunista Portuguesa. Não o deixam "ler a mensagem aos jovens" no Rossio, na manif do próximo 25 de Abril.
Já sabia que aquela gente do PNR não gostava do Gato Fedorento. Agora fico a saber que a JCP também não.
Resta ao Gato uma consolação. Todos os outros gostam dele. Ou quase todos.
Comments:
Boa.Boa.
 
PCP esclarece notícia do DN
Quinta, 19 Abril 2007
A propósito da notícia do DN hoje publicada sob o título «PCP veta "Gato"» o PCP entende esclarecer que só por absoluta inexactidão, ou declarada má fé, se pode atribuir ao PCP, como é intenção da peça, a atitude de veto de Ricardo Araújo Pereira a propósito da intervenção de um jovem em representação de organizações juvenis na iniciativa de comemoração do 25 de Abril. A propósito da noticia do DN hoje publicada sob o título «PCP veta “Gato”» o PCP entende esclarecer o seguinte:

● Só por absoluta inexactidão, ou declarada má fé, se pode atribuir ao PCP, como é intenção da peça, a atitude de veto de Ricardo Araújo Pereira a propósito da intervenção de um jovem em representação de organizações juvenis na iniciativa de comemoração do 25 de Abril.

● Em rigor o que se pode afirmar é que esta questão, a exemplo do que sucedeu com a inviabilização do acordo sobre o “Apelo” dos promotores, é expressão da atitude dos que, no quadro da comissão promotora, agiram para impedir nas comemorações quaisquer referências ou juízos críticos à acção do governo do PS.

● Na actual situação – de agravamento dos problemas dos jovens e em particular dos jovens trabalhadores, que a recente lei sobre trabalho temporário veio acentuar, e de que a acção de luta de jovens trabalhadores de 28 de Março foi expressivo testemunho – a JCP apresentou e defendeu, desde o primeiro momento, por razões de actualidade política, a proposta (que chegou a ser consensualizada embora com a ausência da JS) de um jovem dirigente sindical (Pedro Frias) para a referida representação. É na sequência do desacordo manifestado já em momento posterior pelo representante da Juventude Socialista a esta proposta que o nome de Ricardo Araújo Pereira é apresentado e defendido (três reuniões mais tarde) pela JS e o BE. Perante o desacordo destas organizações àquela proposta foi ainda adiantado em alternativa, por iniciativa da Interjovem o nome de Joana Bastos para eventual consideração.

● Foi a falta de consenso entre as várias organizações juvenis – indispensável no processo de construção de decisões da comissão promotora das comemorações do 25 de Abril – que inviabilizou o acordo necessário para a referida escolha.

● O sentido que o título do DN e a peça que o acompanha pretende atingir é assim manifestamente tendencioso. Com igual «rigor» o DN poderia ter titulado “PS (ou BE) veta jovem sindicalista”.

● É assim absolutamente falso que o PCP tenha “vetado” o nome de Ricardo Araújo Pereira. Para o PCP, a presença de todos quantos, como Ricardo Araújo Pereira, e tantos outros designadamente dos meios artísticos e culturais, se queiram associar às comemorações de Abril é sinal de uma desejável manifestação de vontade democrática de participação e de afirmação dos valores de Abril.
http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=28151&Itemid

PS: È sempre aconselhável não se acreditar piamente no que o Pedro Correia escreve.
 
dvfaegqerg
 
FADSVSCAD
 
É com desagrado que mais uma vez verifico esta situação! É o anticomunismo que impera (e isso é perigoso) em certos meios que se apregoam de esquerda e defensores da democracia... que democracia? Não há democracia sem o PCP... e a forma como certas notícias são divulgadas nos meios de comunicação social, apoiadas pela JS e pelo BE, não são inocentes. Faço um apelo a todos e todas que verdadeiramente não querem fechar "as portas que Abril abriu" se unam e não façam de pequenos incidentes um grande problema. Problemas temos nós trabalhadores, a quem estão ameaçadas as conquistas de Abril. Esses sim, são graves e precisam de uma acção de luta conjunta,forte e reivindicativa. Voltando ao Ricardo Araújo Pereira... eu até gosto dele, no "Gato Fedorento" e nas crónicas que, à vezes leio na revista"Visão". Penso que ele é um jovem inteligente e que não se prende com este tipo de insinuações maldosas... Espero que ele seja mais um entre tantos outros a manifestar-se por "Vinte e cinco de Abril sempre - Fascismo nunca mais".
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?