.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-17

 

O massacre de Virgínia Tech

Carnificina? Massacre? Não há palavras suficientemente fortes para descrever a tragédia das 33 pessoas mortas, além dos feridos, na maioria jovens, alunos da prestigiada universidade Virginia Tech.
Poderia dizer que me surpreende a alma humana ( mas na realidade não surpreende) ao sentir que aquela monstruosidade, por se passar tão longe de nós nos faz apenas parar um momento e seguir em frente. Se fosse aqui no meu bairro ou mesmo num bairro mais afastado mas em Lisboa, por exemplo, não pararíamos apenas um momento. Um dia inteiro não chegaria para nos acalmar e saber se alguma das vítimas era nosso familiar, ou amigo, ou amigo de um amigo. Por isso só com algum esforço podemos avaliar, e só tenuamente, a grandeza da tragédia para as famílias enlutadas, a população daquela universidade ou mesmo daquela cidade.
O caso passou-se muito longe e por isso posso, com tranquilidade, tirar lições. De moral. Ou políticas.

Primeira - O acesso indiscriminado, nos EUA, às armas de fogo, pistolas, carabinas ou metralhadoras, nalguns Estados, como o do Texas, até a jovens com mais de 14 anos de idade, e que a Constituição dos EUA consagra como um direito de cidadania, não é antes um criminoso negócio que deixa à loucura dos milhares (ou milhões?) de doidos à solta para já não falar nos criminosos que não sejam doidos, a possibilidade de matanças como esta? É que não é primeira nem a décima nem a última vez que isto acontece numa escola. Para não falar em coisas como Oklahoma.


Segunda - Isto deve estar, como é natural, julgo eu, a impressionar muito a América. E a fazê-la pensar. Mas isto é apenas uma gota de água comparada com o oceano do Iraque alagado não por um criminoso ou um louco mas por um governo. O seu. O de W. Bush. Número de mortos a caminho do milhão. Deslocados internos 1,9 milhões, fugidos para o estrangeiro 2,2 milhões de pessoas.
E como sabemos isto incomoda pouco a América. Porque o Iraque fica longe. E os iraquianos não são americanos e para muitos apologistas da guerra, nem talvez verdadeiramente pessoas.


Comments:
No Iraque em cada dia, atenda-se em cada dia, o massacre é bem maior. Também não tem culpa quem morre.
Bush para esses não "prega".
 
A América não pensa, quem pode pensar são os Americanos!

A industria do armamento é a 5ª maior (salvo erro) no mercado dos EUA. Se "abrandarem" a economia pode entrar em colapso.

Cada povo tem a constituição que merece (e escolhe).

Lamento que continuem inocentes a pagar com a propria vida pela hipocrisia politica.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?