.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-16

 

"Próximo" Tratado Europeu?

Ainda nem projecto de tratado europeu existe e já se está a tentar fazer passar a não realização de referendo.

Conhecemos a pouca inclinação de Cavaco Silva sobre referendos. Para ele, entre referendo e assobiar para o lado, opta pelo assobio.

Para o governo, a situação complica-se porque estamos perante uma expecativa adquirida e contrariá-la é uma tarefa complicada.

Vamos por partes.

Não está na ordem do dia nenhuma "comissão/grupo de trabalho" para a elaboração de um projecto de tratado europeu. Pretende-se um projecto simples, claro, curto quanto a princípios e operacional em termos de funcionamento da megaestrutura que é a União.

Uma vez de pé, o projecto deveria submetido durante uns meses a uma discussão alargada, através de várias formas, onde a sociedade civil fosse chamada a ter uma elevada participação.

Aqui surgem questões diferentes: Como ter em conta os contributos decorrentes desse debate alargado? Como fazer o projecto de tratado reflectir a dinâmica do debate?

Com o novo projecto de tratado, volta tudo à estaca zero, ou seja, todos os países têm novamente de o aprovar?

Porque não lançar, então, um referendo em todos os países no mesmo dia? Ou em alternativa, porque não, após o grande debate, o projecto ser votado nas Assembleias de Deputados de todos os países?

Fundamental, fundamental é o debate com elevada participação.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?