.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-18

 

"Os políticos são todos iguais." São?

Não me parece bem dizer

"os políticos são todos iguais".

Se os carpinteiros, os médicos, os soldados, as meninas de alterne, os aviadores e até os engenheiros ;) não são todos iguais por que razão o haviam de ser os políticos?

Só mesmo uma tradição de séculos de absolutismo e meio século de ditadura "apartidária" pode explicar esta vulgar tendência.

Há diferenças. E dou exemplos.

Na Madeira o Jardim, um democrata outrora muito próximo do salazarismo, acha que não deve seguir as leis da República aprovadas por este Governo, em 2005, e lá os políticos podem continuar a receber as célebres pensões vitalícias que os deputados adquiriam ao fim de 12 anos de parlamento qualquer que fosse a sua idade. Na Madeira continua a auferir-se salários e reformas por inteiro (como o faz Jardim) e mesmo misturar funções oficiais e privadas e receber os respectivos vencimentos que a lei da República aqui proibe (lei das incompatibilidades).

Já os políticos no poder nos Açores decidiram seguir as leis do continente.

Outro exemplo (este dado por Vital Moreira no seu artigo do Público, ontem). O Governo de Guterres, trabalhou para pôr termo à rebaldaria das universidades privadas do tempo de Cavaco Silva. Marcal Grilo aprontou estudos e legislação para o efeito. Em 2000 o Governo de Guterres fez aprovar na AR a Lei de ordenamento do Ensino Superior. O Governo de Guterres caiu quando se iniciava a implementação da lei. "A primeira coisa que Durão Barroso fez foi revogar a lei e substituí-la por outra inócua a Lei do Desenvolvimento e Qualidade do Ensino Superior". (Onde estava então Marques Mendes?)

Portanto, queria eu dizer, nem todos os políticos são iguais.

Comments:
E não são mesmo. ... Por exemplo, há ministros aqueles que são só políticos nunca tiveram "tachos graúdos", são jovens demais apenas dão tachos aos outros, ficando à espera de ... ganham 5000€/mês e os que tiveram tachos e viraram ministros ganham 20 000 e mais euros, porque recebem pela "casa mãe". Não será legal, mas a casa mãe vai depositando consoante... Se agora não é assim, pelo menos, já o foi.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?