.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-23

 

POR TEU LIVRE PENSAMENTO...

... é o título do livro que conta as histórias de 25 ex-presos políticos portugueses.

Os textos são de Rui Daniel Galiza e as fotografias de João Pina (filho de Herculana de Carvalho e de Joaquim Pina Moura). O livro é da Assírio e Alvim e teve o seu lançamento no Centro Português de Fotografia, no antigo edifício da Cadeia da Relação, no Porto, Sábado 21 de Abril.

Além dos autores apresentaram o livro Pedro Baptista e o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, para uma sala cheia com muitas figuras públicas da política, dos meios académicos, dos media, de jovens amigos dos autores e de alguns dos ex-presos políticos biografados neste excelente e emocionante livro.
Dos ex-presos políticos estiveram presentes, nomeadamente, Carlos Brito, Isabel do Carmo, Manuel Serra, Aida Magro, Saldanha Sanches, Nuno Teotónio Pereira e, naturalmente, a avó materna do João Pina, Albertina Diogo, que passou 6 anos na prisão de Caxias apesar de só condenada a 3 e que assistiu da janela gradeada da sua cela à célebre fuga do seu marido, Guilherme da Costa Carvalho (18 anos de prisão) com mais 7 presos, no carro que tinha pertencido ao ditador e estava ao serviço da prisão.

Na belíssima fotografia de João Pina, o espaço aberto e o voo livre das gaivotas contrasta dramaticamente com as vidas encarceradas por detrás das grossas paredes do forte de Peniche. Era o tempo da ditadura e do ditador. Não o dos concursos de "Grandes Portugueses" onde alguns tentam apagar a memória. [Ver também aqui] e [aqui]


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?