.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-18

 

Quanto custa uma tese de doutoramento?

Não em Portugal é claro. Aqui não tem preço. Haverá quem considere que pôr preço seria quase "um crime". Seguindo o método desta Doutora francesa, certamente custaria os olhos da cara. Ninguém se atreveria a pôr um preço ao seu doutoramento.

A Doutora francesa faz uma estimativa muito simples. Estimou os meios envolvidos: a começar pelos recursos humanos, encargos sociais incluídos, com a atribuição de um salário à si própria de 1 160€/mês e do seu orientador relativo ao tempo que dispendeu com ela. Esta componente somou 157 500€ (80% do total 185 500 euros).

A outra coomponente (despesas de energia, consumíveis, custo de certas fomações e deslocações, etc) corresponde aos restantes 20%. Artigo do Le Monde de 17.04.07, recebido através de um amigo

Comments:
Olá João Abel

Pois fica muito caro. Mais uma prova de que o estado faz mal as coisas, aqui por França só as Universidades Públicas podem dar o grau de doutor e todos os dias na minha spam box recebo mensagens dos USA a propor obter um doutoramento em 15 dias sem precisar de ir a aulas nem me sujeitar a chatisses como exames e pagando apenas algumas centenas de dólares :)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?