.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-04-23

 

A saúde está cara

Há qualquer coisa que falta ver e rever na saúde deste país, porque, de facto, não é igual à de muitos outros países europeus, pelo menos em custos e organização.

Um caso passado hoje comigo. Tive de fazer umas quantas análises, um TAC à coluna, embora em várias posições, uma eco abdominal e um RX pulmões e coração. Custo total 120 €, paguei eu conjugando ADSE e seguro. Se a isto se juntar as duas consultas médicas, façam lá a conta porque isto trepa muito, mesmo continuando a conjugar ADSE e seguro.E atenção o seguro/ano não é nada barato.

Interrogo-me sinceramente, pelo menos enquanto rotina, quantas pessoas se podem dar ao luxo "desta saúde" e, por isso, não deixam de fazer os exames que lhe são pedidos, dado o montante que têm de pagar?.

Por outro lado, já pensaram no tempo que leva para fazer isso? É mesmo preciso ter muita disponibilidade.

Quando fui à consulta tentei marcar tudo para o mesmo dia. Consegui (tratava-se de entrar num hospital particular com que o meu seguro tem acordo). Esse dia foi hoje e a sina era a de quase passar o dia no Hospital com um ligeiro intervalo ao almoço, desde que estivesse lá às 7 horas e 30 minutos. E lá estava.

Acontece que, afinal, com uma melhor organização ou melhor com um melhor conhecimento e iniciativa de quem organiza tudo isto, a situação pode correr tudo muito mais rápido e sem atropelar ninguém. Felizmente para mim isso aconteceu e juro que não meti nenhuma cunha. Houve uma funcionária que olhou para o rol dos exames e me pergunta não quer que lhe organize melhor isto e passa cá só a manhã? É evidente que concordei plenamente e assim aconteceu.

Julgo que não foi pelos meus olhos verdes, aconteceu porque é possível. E agora pergunto: porque não foi possível desde início?

E mais não será que esta funcionária, com esta iniciativa e este conhecimento merece ser melhor remunerada que a anterior que fez isto automáticamente sem incorporar aquele mínimo de iniciativa?

Certamente, os sindicatos não aprovararão esta minha dúvida, que passa a certeza. Merece mesmo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?