.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-06-23

 

A língua em cima da mesa

A forma de decisão na UE está em cima da mesa. E a determinação de Merkel contra intransigência polaca também está em cima da mesa. E não só a Ota continua em cima da mesa, como também em cima da mesa está a rede de AV (ah já me esquecia, não sabem o que é. Pois estão habituados a uma das marcas do produto. AV=Alta Velocidade e TGV=AV dos franceses) Pois a AV está mais que nunca em cima da mesa.
Na Assembleia da República também está em cima da mesa uma proposta de lei para se proibir a expressão "está em cima da mesa" mas a par da proposta a má vontade de alguns deputados também está em cima da mesa porque se se proibe a belíssima expressão que está em cima da mesa o país pára. Os locutores da rádio e da televisão emudeceriam boa parte do tempo. O mesmo sucedendo aos políticos que todos os dias põem em cima da mesa várias coisas do seu ministério e assim, sem "poderem pôr em cima da mesa", onde poriam eles as coisas? Não menos grave, dizem-me, era a situação que se criaria ao país ao não poder pôr a União Europeia em cima da mesa nos próximos seis meses. Ficaríamos com a União por baixo da mesa? Isto é apenas um suponhamos. Por isso eu junto-me às vozes que querem empobrecer a nossa língua retirando de forma expressa esta expressiva expressão que, aliás, e a pensar em si, aqui a
ponho em cima da mesa.

Comments:
Meu caro,
diz bem ,é a lingua em cima da mesa,no caso dos políticos seria a língua dos dossiês, onde queria que a colocassem ? Só quando as mesas estão cheias é que se tira tudo de cima das mesas , debaixo das mesas ,do lado esquerdo das mesas ,do lado direito das mesas das gavetas,
e se põe qualquer coisa no centro das mesas.Estou a imaginar uma mesa redonda ,uma quadrada,uma rectangular,uma oval,enfim uma mesa onde se coloque uma questão .Perguntar isso não existe! Há muito que o problema do
colocar impera porque cria impressão de trabalho de reflexão,suma inteligência e fica sempre bem num centro de mesa ! Vamos lá agora pôr umas flores, uma estatueta,até uma lâmpada poderia criar um efeito fluorescente e chamar atenção dos insectos e esses só de vez em quando! O que fica bem mesmo, não tenha dúvidas é colocar o que quer que seja em cima da mesa. Um arranjinho é mesmo a nossa medida de país,porque isso de pátria, a minha, não se escreve com as letras da palavra pátria,como bem disse o poeta ,mas o A.M.Fortes !um abraço!
 
Interessante jogo linguistico!

Mas de repente dei comigo a pensar em todos aqueles cuja preocupação é "por em cima da mesa" comida para eles e para os filhos.

E lá me estragou a manhã de domingo...
 
Meu caro,
Não queria de forma alguma estragar-lhe a manhã,até porque sou sensível às
estatísticas que são da ordem do poder político no caso,como sensível á maieutica de SÒCRATES,o filósofo, que faz do medo um método sério para expurgar o que considera ser da ordem do residual. O que colocarão as mães na mesa aos filhos,porque os pais,esses ficarão a ver sentados, primeiro
a demonstrar uma tremenda cultura futebolística e a pensar nos números do totoloto como Pitágoras que a eles era tão afeiçoado! Imagino que olharão parao prato e perguntarão: Favas? Contadas- dirá a mãe! E o mais velho,adiantará favas ,as míticas favas que Pitágoras apreciava! O rapaz até sabia qualquer coisa- terá presumido o pai que dominava todo o bairro no arranja aqui arranja acoli. Calem-se que eu quero ouvir a que horas é o jogo ?-disse o pai autoritário lembrando-se do avÔ,mas a mãe que tinha comido de pé, disse que queria ver a telenovela,o pai adiantou:- Tu só gostas de romances,há cá em casa trÊS televisões! .OS filhos já tinham saído tinham começado as discussões! CORDIALMENTE
 
Meu caro,
Não queria de forma alguma estragar-lhe a manhã,até porque sou sensível às
estatísticas que são da ordem do poder político no caso,como sensível á maieutica de SÒCRATES,o filósofo, que faz do medo um método sério para expurgar o que considera ser da ordem do residual. O que colocarão as mães na mesa aos filhos,porque os pais,esses ficarão a ver sentados, primeiro
a demonstrar uma tremenda cultura futebolística e a pensar nos números do totoloto como Pitágoras que a eles era tão afeiçoado! Imagino que olharão parao prato e perguntarão: Favas? Contadas- dirá a mãe! E o mais velho,adiantará favas ,as míticas favas que Pitágoras apreciava! O rapaz até sabia qualquer coisa- terá presumido o pai que dominava todo o bairro no arranja aqui arranja acoli. Calem-se que eu quero ouvir a que horas é o jogo ?-disse o pai autoritário lembrando-se do avÔ,mas a mãe que tinha comido de pé, disse que queria ver a telenovela,o pai adiantou:- Tu só gostas de romances,há cá em casa trÊS televisões! .OS filhos já tinham saído tinham começado as discussões! CORDIALMENTE
 
O meu amigo andou a ler Mário Henrique Leiria mas só lhe apanhou a forma que não a substância...

Dommage!
 
Vous croyez! J´y pense pas!M. Henriques Leiria !Excuzez-moi je suis d´ autre génération! Leiria,la grande référence de la petite bourgoisie ilustrée, ce n`est pas mon affaire! Mais je vous le conseille! J´aime sourtout la langage simbolique, c`est la seule que veut la peine!
Mais je connais Leiria,j´ai été là bas quand j´avais 12ans! Mais vous,je vous assurre qu´ il faut absolument le lire! moi ,je n´aime pas le monde católique!Mais je partage de vos soucis,mais .., cordialment
 
Fantástico! O exemplo do Mário Lino desabrocha e frutifica. E agora que se segue, um comentário em inglês? ;-)
 
Realmente isto está a descambar para qualquer coisa arraçada de surrealismo simbologista. I rest my case!
 
Meu caro,
asseguro-lhe que tudo o que escrevi desde o ínicio é simbolicamente pensado e por vezes surte efeitos inesperados,o que me apraz. Cultivo a ambiguidade como forma ligada a um conteúdo,de outro modo não terá sentido!Agora vir-me aparentar com o Leiria,escritor que admiro e acusar de ter apanhado a forma ,mas não o sentido é exercício de estilo puro ,se de puro podemos dizer de alguma ideia! O meu caro que estuda,ensina ,escreve sobre ideias não pode considerar assim as pessoas de arraçadas de surrealismo,já viu que representações sociais e estéticas oferece de um dos mais importantes movimentos artísticos do século xx!! Eu sou Oulipiano!! Conhece o movimento! Estará fora de moda? Quanto às ideias do Lino,por mais que queiramos não admitir, por e pura hipocrisia, dado estilo jardim em plena forma,a margem Sul não tem nada, o que revela a forma como ao longo destes anos quem lá nasceu e viveu foi olhado pelo poder central ou certos facções das ´elites políticas ! A margem Sul é feíissima,não tem hóteis,
é um desastre urbanístico, os hospitais são oque são ,está toda retalhada com estradas,as vilas e cidades estão a cair aos bocados,nos centros florescem figueiras e outras àrvores nas casas em derrocada!Impera a burguesia suína e patona brava ,do chouriço Isidoro e do ouropel, Quanto ao facto de eu escrever em francês ou outra língua qualquer não se admire eu já sou um cidadão do futuro!FIQUE muito bem! Outros pagarão as favas a que Pitágoras era afeiçoado ! Preocupe-se consigo porque vem aí qualquer coisa que lhe diz respeito e vai ver como aqueles que vocÊ diz não terem pão para a boca lhe vão responder. cordialmente e....
I rest my case ...
 
Não não quero prolongar a discussão - que já vai longa!

E é só em nome de repor a verdade e bom nome de outros que retomo. Por me parecer que germinou um vez mais a confusão com o meu caro homónimo de Coimbra. Não eu não estudo, nem ensino , nem tão pouco escrevo sobre ideias.

Nem sequer, suprassumo da indigência cultural, acompanho o movimento Oulipiano! Mesmo crendo que a qualificação se aplica de facto que nem uma luva à sua escrita.

Já quanto à margem sul acho injusto atribuir-lhe o exclusivo do caos urbanistico. Infelizmente ele é bem caracteristico da margem norte , da beira Porto e de todas as margens e afins deste País "à beira-terra".
 
MEU caro e quem é que oulipiano agora ,neste momento,neste país,nesta época !Eu sou apenas eu e VOCÊ não é o outro ! Menos mal,com diriam nuestros hremanos !!
Não julgue a minha escrita porque você dá provas de que não percebe o meu registo! Eu sou filho de Deus e posso castigá-lo!Você comenta o que quer,eu faço o mesmo!NÂO acha divertido!O país não está á beira- terra,este pais é uma invenção do Walt DISNEY,como afirmou um dia JORGE deSOUSA BRAGA .O PAÌS È TÂO FEIO,tudo é tão feio ,mas eu não tenho para onde ir nem na Europa nem fora dela! CONHECE um lugar louvável,vá lá ,diga-me lá, não me castigue ! VOCÊ é socialmente muito regulado,tem sempre prós e contras , concorda com metade discorda de outra metade ,é um cidadão exemplar! A si a minha vénia! DÊ_ME uma ideia igual aquela que foi posta à discussão e,então escrevamos. SABE INTERROMPI O LIVRO DO MEIO DE MARIA VELHO DA COSTA E Do SILVA CARVALHO para falar consigo mas valeu,vocÊ é uma boa pessoa,digo isto intencionalmente! BEAU COURAGE!
 
Peço perdão, não estava a ver a onda. Mas posso apanhar-lhe o jeito. Aliás gosto do jeito e já cultivei o jeito. ( agora que leio, interrogo-me se será "geito". Rás parta a lingua que o outro dizia ser a nossa pátria ).

Lamento ter-lhe interrompido tão insignes leituras. Ele é sempre um crime distrair alguém da leitura. E já agora note que também não digo isto com azedume ou ironia. Para mais que, nos tempos que correm, isso poder ser entendido como um boicote às politicas de governamenetal incentivo e logo exemplarmente punido.

Tenho todo o gosto em esgrimir letras consigo meu amigo. Embora me comece a parecer que estamos a abusar da confiança dos anfitriões.

Outros, com menos paciência, já nos teriam repreendido...
 
MEU CARO,
Você ás vezes fala como estando no tempo mais adiante,diz-me agora que já cultivou o meu registo,mas pode voltar a ele,ora eu nunca pensei em ser um original escriba de tempos passados ,sabendo, contudo que são desses que aparecem as pessoas mais originais,como refere Agustina,e eu aceito como argumento próprio dos velhos.Não assuma essa postura e descubra com esforço e alegria o prazer da palavra exacta para lermos o tempo em que nos coube nascer e viver. Maria Velho da Costa e Armando da Silva Carvalho traçam uma escrita do presente e do passado, oferecidos numa festa de palavras e da mais severa crítica que nos últimos anos foi feita à sociedade portuguesa. SE o caso forem as estatisticas das leituras, eles não estarão lá,embora o livro já conte com uma segunda edição. Descuide, que ninguém se aborrecerá connosco pois isto é uma conversa entre gente crescida e aqui pouca gente pára .Bom,esta conversa foi caíndo para o lado que eu não queria mas aconteceu assim , proponho-lhe o meter àgua dos portugueses,segundo a DECO que quando lhes telefono,a perguntar alguma coisa de concreto me repetem à exaustão uma cassete.Se tiver tempo e goste da boa prosa leia ,se estiver para isso, refiro-lhe o Manuel da Silva Ramos,os dois ultimos livros!Não há presunção nenhuma nisto, porque quem nos ler de fio a pavio, compreenderá que tudo começou com um jogo de palavras e indo por caminhos que não me são de todo habituais ! Fique bem ,como se diz às pessoas elegantes!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?