.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-06-30

 

Pidesco ?

Em 1960 tinha 5 anos. A minha Mãe trabalhava num hospital e resolveu ouvir José Afonso num pequeno gravador.
Em consequência foi chamada à PIDE. Qual o delito ? Ter ouvido uma música crítica do poder político vigente.

Em 2007 um funcionário coloca uma fotocópia de um artigo com um comentário "jocoso" ao ministro num centro de saúde.
A consequência é a exoneração da directora. Qual a razão ? Ter admitido a presença da tal montagem.

Existem várias semelhanças nos procedimentos e mais não existem porque felizmente a PIDE acabou em 1974. Caso contrário não tenhamos dúvidas de que a senhora seria lá chamada.

A fotocópia não deveria estar no centro de saúde. As pessoas que lá o colocaram ou admitiram deveriam ser alertadas de um comportamento errado. Mas não posso concordar que por causa da forma se consiga transformar uma situação de razão numa imagem de autoritarismo e falta de capacidade de liderança.

É que liderar não é impor, muito menos através da autoridade pura e dura. Um ministro com a experiência de Correia de Campos já tem vivência suficiente para o perceber. A não ser que esteja também nostálgico da forma "antiga" de resolver os problemas.

Choca-me e deixa-me profundamente triste que isto se esteja a passar com um governo do PS. Este episódio terá sem dúvidas consequências.

P.S. - Por sugestão de um um leitor troquei "cartaz" por "fotocópia com comentário".
Comments:
Eu tenho pena das pessoas que nunca na vida pegaram numa fotocópia (ou num recorte de jornal) e rabiscaram uma boca a gozar com as palermices do entrevistado. Foi apenas isso que o médico fez e logo que o bufozeco fez por escrito a reclamação teve a decência de se acusar e de imediatamente remover a brincadeira. Que nem ofensiva era. Dizia apenas "Sigam o conselho do ministro e vão-se embora. Fujam! Estão num centro de saúde."

Peço pois que deixe de chamar cartaz a uma fotocópia/recorte de uma entrevista do ministro.
 
Nada do que aconteceu me entristece,pelo contrário enoja-me,não por vir do PS, porque deste partido vem muita coisa de sinal igual,algumas vir-se-ão a saber mais tarde ou mais cedo!Aqui o comentador não aponta outros casos, penso que por desinteresse,ele conhece-os,por exemplo, o do professor CALDEIRA ,o do professor CHarrua /A RECONDUZIDA!...VEM aqui Fazer Penitência,è? Venham de onde vierem ,estes casos já nos minam ,e por que razão entristecem as almas virgens de tanta experiência /memória adquirida? O pAíS è assim ,esperar dele Salvação é acreditar no rei D. Sebastião que agora em vez da espada traz a rosa! Às vezes também dou por mim a acreditar num PAÌs DIFERNTE,mas de repente vai-se a quimera!Não fico nostálgico fico com nojo de quem tem como fim a corrosão do frágil carácter de uma dita democracia que todos dizem que funciona! Claro funciona ,o ESTADO_ NOVO TAMBÈM FUNCIONOU`,E È INCRIVEL COMO DEIXOU MARCAS! Sócrates VEIO TAMBÈM DE LÀ DO MUNDO provinciano do quero, posso e mando,ou comigo ou sem mim !
 
Meu caro anónimo,
Estou a expressar a minha opinião. Não a penitenciar-me de nada.

A minha posição na altura dos outros casos foi conhecida e mesmo que não o fosse tal não iria impedir-me de agora ter opinião sobre este caso em concreto.

Também não me sinto nostálgico de nada na medida em que não sinto tristeza por ter saudades de algo.
 
Estamos entendidos!
As pessoas são o que são ,isto é as que pertencem a partidos,e só por isso, pertendem com esse poder ou poderzito minar ainda mais a triste e vil tristeza em que vivemos e dela tirar vantagens! Mas já onde escreveu sobre estes casos gostaria de o ler sabe?
 
AH! PERCEBO AGORA MELHOR!
OPINIÂO TEMOS SEMPRE,MAS OS PESOS È QUE SÂO DIFERENTES !SE ASSIM FOR ESTAMOS EM CAMPOS DIFERENTES !
 
Concordo com o texto mas ao mesmo tempo, devemo-nos lembrar que ainda não vale tudo!
O Caldeira, o Charrua e a outra tipa lá do Norte são todos militantes do PSD e ganham a vida à pala do Estado, logo, se querem fazer oposição ao Governo, deverão abdicar dos seus empregos e dedicarem-se em exclusivo à política partidária!
 
Pois parece que vale!Esses francamente sabem o que andam a fazer e fazem-no a coberto do recalcamento autoritário do Ps e seus acólitos´. Livre-nos o Portugalito desses, tanto da política como do Estado! Mas são visões,e essas discutem-se! De Trinta anos,só isto ! Pènible!
 
"A fotocópia não deveria estar no centro de saúde".
PORQUÊ?
 
Porquê? Porque é um rapazinho muito sério, ora!
 
Isto parece uma conversa de raposas a lamentarem a sorte das galinhas.
 
Aú!Aú!Aù!Aú!
 
Em Portugal o espirito do Migelismo vem sempre ao de cima quando se instala o poder absoluto.
 
A fotocópia deveria estar em todos os centros de saúde para informação dos utentes.
 
Miguelismo?Não vá tão longe no tempo!Fascismo,maquilhado de salazarismo e tanta gente calada?
Se são todos os casos ,casos de
Gentalha Do PSd,o ps não faz mais que aparar o jogo, a Ministra ninguém sabe dela e nenhum jornal ou Tv se atreve a procurá-la! Pudera !Autoritária prepotente foi á Coreia com o desastrado do seu secretário,os subs teriam agora oportunidade de dizer qualquer coisinha.Vamos lá rapazes e raparigas!Estamos à espera!Mas não nada se diz ,só se faz é abrir a porta,ou escancará-la aos mais abjectos tiques e atitudes fascistas, porque o próximo governo será outro e com terreno preparado! Ps! Nem o pp,agiria assim! Só mesmo Sòcrates ,o provinciano com medo de não ser bem visto na Europa,ora toda a Europa já sabe da encrenca do seu suposto não curso! E riu-se !
 
há .há,,,,,e adirectora que lia as cartas que recebia no ssssseeeeuuuu
centro é verdade!?
fonte obscura''''?
 
Por onde andam que não os ouço, não os leio, os defensores das 'amplas' liberdades, os políticos, os escritores, os poetas, os cantores...?
 
È verdade, mas tire as aspas em amplasliberdades,artistas temos muitos ,maus e bons ! às vezes ouvimo-los ! bem-haja1
 
Os das "amplas" Maria ou colam fotocópias rabiscadas ou defendem quem o faz. O das "liberdades democráticas" é que parecem um bocado encolhidos uns, muito bem comportadinhos outros.
 
Mas Margarida como é que eram estas coisas no paraíso soviético, ou como são no paraíso cubano ou no paraíso norte-coreano que são o Sol da Terra do seu Jerónimo de Sousa? Acho muito bem que se critique e condene mas as raposas não têm autoridade para defenderem a capoeira. Vamos lá a comentar onde não tenha telhados (nem paredes) de vidro.
 
Vá lá,nada de ressentimentos,o que nos interessam esses paìses. O que nos preocupa neste momento é o nosso,onde são pstas em causa príncipios básicos da democracia ! Essa sim,está em causa, São disso exemplo os casos que aqui vêm sendo apontados.Se for preciso fazer a catarse faça-se,mas não agora, mas sim dos restos do fascismo que ficaram recalcados em gente insuspeita! Esses sim ,têm de ser combatidos! Depois seguiremos!
 
Mas eu não tenho nem ressentimentos, nem catarses e muito menos telhados de vidro. E muito menos tem o meu partido que esteve sempre, sempre na luta pelas amplas e pelas democráticas e pela liberdade tout court. Sempre, sem palas e a olhar de frente.
 
Cara Margarida,
Quando se trata de nós,nunca temos nada daquilo com que a nossa consciência mais fala-Não temos ressentimentos nem catarses a fazer,nem tenhados de vidro,dessa não me lembrei eu. Nunca admitimos a nossa fragilidade,bom que assim seja temos sentimentos de pertença de grupo no caso o seu partido.Mas eu não gostei ,embora a admire , da forma com que uma Ex-deputada do PC ,rematou o caso do Charrua ou até mesmo do Caldeira porque sendo eu de esquerda , distanciandíssimo das jogatinas destes senhores,acho que o PS e a esquerda ou quem dela pede iluminação se deveria pronunciar porque,deste modo se está a abrir o Caminho a uma direita ainda mais prepotente que o A do PS! O QUE INSTAURAR UM PROCESSO A UM INDIVIDUO QUE ESCREVE LIVREMENTE A SUA OPINIÂO,...O QUE È AFASTAR UM PROFESSOR PORQUE UM PROFESSOR cONTA uMA ANEDOTA e os DEMais CASOS.....,nâo atentatados às liberdades que foram um legado que os militares de Abril nos deixaram e a honrosa dignidade de quem combateu por elas com o seu partido? Sejamos francos ou até vaidosos porque isso são fragilidades humanas !
 
Cara Margarida,
Quando se trata de nós,nunca temos nada daquilo com que a nossa consciência mais fala-Não temos ressentimentos nem catarses a fazer,nem tenhados de vidro,dessa não me lembrei eu. Nunca admitimos a nossa fragilidade,bom que assim seja temos sentimentos de pertença de grupo no caso o seu partido.Mas eu não gostei ,embora a admire , da forma com que uma Ex-deputada do PC ,rematou o caso do Charrua ou até mesmo do Caldeira porque sendo eu de esquerda , distanciandíssimo das jogatinas destes senhores,acho que o PS e a esquerda ou quem dela pede iluminação se deveria pronunciar porque,deste modo se está a abrir o Caminho a uma direita ainda mais prepotente que o A do PS! O QUE INSTAURAR UM PROCESSO A UM INDIVIDUO QUE ESCREVE LIVREMENTE A SUA OPINIÂO,...O QUE È AFASTAR UM PROFESSOR PORQUE UM PROFESSOR cONTA uMA ANEDOTA e os DEMais CASOS.....,nâo atentatados às liberdades que foram um legado que os militares de Abril nos deixaram e a honrosa dignidade de quem combateu por elas com o seu partido? Sejamos francos ou até vaidosos porque isso são fragilidades humanas !
 
Ninguém fala de Cultura na campanha
às eleitoral! POR QUE TERÁ de ser assim! Não me digam que ´por causa da tendenciosa da Cmpos Ferreira ,que até Foi!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?