.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-07-30

 

João Carvalho Pina no Afeganistão


Fotógrafo da Visão com vários prémios no currículo está entre as tropas portuguesas no Afeganistão e podemos ver fotografias, vídeo e reportagem escrita (2 páginas) aqui

"Porque nem tudo neste país são histórias tristes, tive a oportunidade de ir a um casamento afegão. Aqui em Cabul, existem diversos wedding halls: edifícios grandes exclusivamente concebidos para a celebração de casamentos.
Neste caso, e durante cinco horas, os homens e as mulheres estiveram sempre separados em salas diferentes. Tive acesso apenas ao lado masculino do casamento, onde havia uma banda de música ao vivo e se serviu o tradicional arroz afegão.
No final, o noivo, que estava numa sala privada, apareceu para cumprimentar os convidados e dançar um pouco para celebrar aquele que é um dos dias mais importantes da sua vida. Ao ver-me a fotografar, veio falar-me num inglês perfeito. Disse-me que vivia na Suécia, para onde voltará em breve. Abul Hadi de 23 anos, irá regressar a Estocolmo com a sua esposa - que nenhum dos homens naquela sala teve oportunidade de conhecer."

[Na foto soldado ensina português a crianças afegãs]

(O Jovem Ali e especialmente a sua mulher com um simples voo de algumas horas viajam no tempo de um século lá atrás para o século XXI. Isto digo eu, simplificando, aqui no meu blog .)

Se o João assinasse Pina Moura ficava logo a saber que era o filho do Joaquim. Mas percebo. Quer construir a sua própria vida sem ser à sombra do nome de papai.
______________________
Correcção, em 2007-08-01.
Afinal João Carvalho Pina não tem "Moura" no nome, ao contrário do que eu julgava. Pensei que omitisse o último apelido ao se apresentar como profissional o que não seria inédito.
Também não é fotógrafo da Visão mas freelancer. Trabalhou para a Visão na reportagem do post e esteve, para o efeito, três semanas com as tropas portuguesas. Durante Agosto continuará a sua actividade de fotógrafo com as tropas norte-americanas.
O Post ficou parecido com certos livros de memórias que exigem mais espaço para a errata que para o texto original.

Comments:
Quanto ao Pina,acho bem,embora o truque seja ingénuo, ainda não se separou do pai por pensá-lo mais forte. Questões de crescimento ! Odiaria fotografar casamentos se fosse repórter e naquele modelo !
Gosto de apreciar a mulher dos outros, de viver entre elas, o mundo tem outros tons há outra imaginação e elas sabem disso, e às vezes confessam-no!
 
O João é um rapaz muito lúcido, para além de ser um fotógrafo brilhante: porque assinaria Pina Moura se o seu nome é, simplesmente, JOÃO DE CARVALHO PINA ???????

Estes preconceitos bacocos.....
 
Ah, usa gel! o joãozinho!

é precisa de defesa o coitado,do implicito amigo,não vá ele vir ao blogue e saber quem é amigo,quem é ! eu no seu caso não reagia ! mas pelo sim pelo ou não a coisa vai dar ao mesmo ! coitadinhos dos pater--1
 
Ah, usa gel! o joãozinho!

é precisa de defesa o coitado,do implicito amigo,não vá ele vir ao blogue e saber quem é amigo,quem é ! eu no seu caso não reagia ! mas pelo sim pelo ou não a coisa vai dar ao mesmo ! coitadinhos dos pater--1
 
O Joao e uma pessoa fantastica e um excelente fotografo que nunca precisou de usar o nome do pai para chegar a algum lado.
Acreditem que sei do que falo! :)
Beijos Joao
 
Mas podia pedir dinheiro emprestado ao pai para comprar o equipamento roubado em vez de andar a pedir a amigos e desconhecidos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?