.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-07-23

 

Marques Mendes já tem competidor

Luís Filipe Menezes declarou, hoje em Lisboa, ser candidato a presidente do PSD, desafiando Marques Mendes nas directas marcadas para 28 de Setembro.
Esta é uma data histórica (informação aos mais novos que ignorem a história da segunda revolução portuguesa do século XX) que levou à derrota o general Spínola, então Presidente da República (nomeado pelo Movimento das Forças Armadas) e chefe das forças que se opunham à revolução em curso.
O próximo 28 de Setembro não será tão relevante para Potugal.

Comments:
Competidor?!!

Que outra palavra se poderá arranjar? Ou já está bué de ser dicionarizada?

Nada de ressentimentos!
Com os meus cumprimentos
 
Caro anónimo só lhe posso agradecer a atenção com a língua.
Claro que se poderia usar adversário, antagonista, rival e confesso que até prefiro qualquer uma destas mas o teclado, rápido com é, com estes textos não ajudou. Mas "competidor" também já está "bué de dicionarizado" como diz. E como tem paternidade latina (competitore) deixo ficar se não levantar argumentos mais poderosos.
Volte sempre.
 
Ironicamente só vejo a próxima revolução através de uma competição.Para o PSD talvez seja mesmo uma revolução, quem sabe...
 
Olhe, meu caro Raimundo Narciso,eu até nem sou muito prescritivo,apreendi-o na vida,como no uso da língua em vários contextos e considero a língua coloquial extraordinária,já viu o que é perguntar a alguém:
- Como estás?
_ Pouco mais ou menos!
-Ou lembras-te?
Tenho uma certa vaga ideia!
Mas, por um lado ,o que interessa, sobretudo é a renovação da língua dentro de limites aceitáveis de forma a podermos vir a ser sujeitos novos e como tal sujeitos activos de linguagem. É uma utopia, talvez ! Também me interessa,mas por outra ordem de razões,os afloramentos de linguagem que trazemos do passado,mas isso encontro-o a toda a hora e junto-o às minhas fontes de estudo! Quando uma sociedade adoece ou se encontra doente em muitos dos seus aspectos a linguagem também não está boa de saúde,e as pessoas de todas as idades ou falam com duas ou três palavras ou recorrem â lingua de-... Outros dirão,não é assim o silêncio,a linguagem gestual etc e tal, o riso,o choro....Interessa-me a palavra dita e escrita por outro caminho... Disseram-me cobras e lagartos com dicionários,com interesses comerciais associados aos mesmos,com a livralhada toda,mas não com as bibliotecas. Já viu que quando aparece um poema, quantos param para dizer alguma coisa ,só se forem assessorados,ou pedir empenho,vulgo salazarista elegante para cunha ! O nosso problema é não termos uma Academia,mas sim uma pequena Ala da Língua,na Sociedade das Ciências ! Lá se iam os intersses comerciais dos dicionaristas e as recomendações .... Espanha tem e as editores piam baixinho,no que à matéria diz respeito. O que eu não percebi, e estou a mudar de assunto, foi a seu esclarecimento com o advérbio equivocadamente,mas já pedi esclarecimento lexical,porque semântico compreendi pouco mais ou menos! É pá o que eu escrevi! Cordiamente
 
Ora viva! que acrescentarei eu a este meu cumprimento, correligionário não, ainda que mal escrito pelo sr. Correia, mas sabe tão bem como eu que esta palavra nos transporta para mundos passados! É interessante que aflore na língua e no paternalismo! No fundo, apenas lhe desejar boa leitura do livro da Zita ,vulgo A Seabra,que eu hei-de ver Líder do PSD !
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?