.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-07-19

 

"Privatizar Monopólios"

Com este título chamava a Vital Moreira (no Causa Nossa ) a atenção para a boa decisão do Governo de não privatizar a REN, a rede nacional de transporte de electricidade e gás, um sector dos mais estratégicos do país. E da Defesa Nacional. A mesma posição em defesa da importância de manter o Estado com o controlo da empresa (mais de 50% do seu capital) já fora feita pelo ex-presidente do regulador do sector energético Jorge Vasconcelos. Mas pouco tempo passou para o Governo, através do Ministro das Finanças, dar o dito pelo não dito e anunciar para breve nova privatização da REN.
É claro que há a desculpa de haver um regulador "soi dizant" indepedente para pôr na ordem o monopólio privado. Mas sabemos como é precária, especialmente em Portugal, esta "providência cautelar".

Comments:
O PS E OS PRINCÍPIOS - Os últimos trinta e tal anos ensinam-nos que o PS em matéria de princípios cede em cascata. Durante anos, prssionado pela direita, cedia. Ultimamente já não se pode falar em pressões da direita - seria uma contradição nos termos - mas de medidas que emanam do próprio PS. Então esta de privatizar os monopólios públicos - os que dão lucros, evidentemente - brada aos céus. Mas tudo passa em claro. Apenas por que não há ninguém com a credibilidade suficiente para encabeçar uma luta, isto é, um vasto movimento de opinião, capaz de pôr em causa estas medidas. Os pouquíssimos que no PS teriam credibilidade e condições para o fazer não estão para isso. Estão muito mais interessados em fazer declarações que lavem a alma..e que fiquem para a história
João Silva
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?