2007-08-14
Força de expressão (14)

João Tunes, no Água Lisa (6), valoriza a importância histórica desta montagem, num poste intitulado “Torre Bela, (revolução, elites, povo, utopia, história, cinema)”. Com a excepção que mencionei na caixa de comentários respectiva, estou de acordo com o que escreve.
Porém, para mim, o fio condutor daquela cadeia de acontecimentos, é uma das histórias mais simples e, porventura, sintetizadora do que estava em jogo para muitos dos intervenientes. A história da mulher e das azeitonas.
Sempre que pode, ela conta a (sua) história. Fá-lo à equipa que está a recolher as imagens que agora nos chegam nesta montagem em forma de filme. Repeti-lo-á, aparentemente a destempo, perante o ar atónito dos companheiros e dos militares que os instigam a avançar, ocupar, e contar, depois, com a Lei da Reforma Agrária, alguns meses depois.
Para ela, aquela é a história que faz sentido e tem precedência em toda a narrativa. É nela que todos os tempos, a correr e por vir, se hão-de encaixar e enxertar harmoniosamente.
é bom ir ver
<< Home