.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-08-26

 

Força de expressão (20)

De vez em quando, chegam-nos sinais do desvario cósmico que grassa na ordem dos dias. Graças a uma peça publicada ontem pelo DN, ficámos a saber que as ruas da Amadora foram palco de um enorme chinfrim por causa de um carneiro tresmalhado, desorientado e agressivo.

Reza o texto assinado por Luis Batista Gonçalves (na pág. 23 da edição em papel, e também aqui) que “De repente [o carneiro] parou junto ao stand de vendas que existe no lote 27 da rua Isabel Magalhães Colaço [e] (...) vendo a sua imagem reflectida no vidro, investiu sobre ele e, com uma marrada, partiu-o. Depois deitou-se à sombra, como se não fosse nada com ele”.

Não cedi à facilidade do leitor altaneiro que sorri e passa à frente com aquela desfaçatez com que se classificam as extravagâncias da chamada silly season.

Vejo agora, com toda a clareza, o que no inusitado evento transborda de significados e mensagens cabalísticas.

- 1º, pode estar a chegar o tempo em que os carneiros, desesperados, se isolam dos rebanhos e irrompem nas cidades, perturbando a mansidão transeunte;

- 2º, ao darem de frente com o seu reflexo nas montras dos locais de fatídico endividamento, a agressividade aumenta, e lançam-se contra a própria imagem, confundindo o que devem com o que lhes é devido;

- 3º, o seu acto heróico desestabiliza de tal modo a ordem estabelecida que a punição final tenta, com simétrica violência, eliminar a identidade simbólica do subversivo agitador. Vem mencionado no subtítulo da notícia que a “Polícia Municipal chamou o centro de recolha para levar o animal para o canil”.

Outro sinal dos tempos: um carneiro entre cães.

Quererá o Governo de José Sócrates perceber, atalhar caminho e, finalmente, compreender que entre direitos naturais e direitos adquiridos há desfeitas que não devem ser infligidas a um carneiro?

Um carneiro no canil!?

Como diriam os activistas verde-eufémios, não haverá também aqui um “bem maior” a preservar?


Comments:
Bem esgalhado, este carneiro, sim Senhor
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?