.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-08-31

 

Força de expressão (23)

Quando, na ausência de GPS a bordo, consultamos o “Google Maps” antes de nos dirigirmos a uma região que não conhecemos bem (ou não conhecemos de todo), definindo o trajecto a seguir; quando viajamos de blog em blog, deixando comentários nas respectivas caixas de mensagens, ou editamos nós próprios um post; quando fazemos uma transferência bancária, sentados diante do computador...

Bom, tudo isso, depende de reajustamentos funcionais que o novo ambiente tecnológico marcado pela existência da internet e da conversão digital dos meios de informação e comunicação permitem.

Há cerca de meio século, um autor canadiano da Escola de Toronto, publicava um dos seus primeiros livros sobre tecnologias e media: “The Mechanical Bride. Folklore of industrial man” (1951). Nos livros seguintes, provocatório e intuitivo, haveria de utilizar uma série de ideias e conceitos que hoje inundam os discursos mediáticos, sem já se referirem ao seu autor, às suas teorias e à sua continuada actualidade.

Para os estudiosos, curiosos e outros interessados, aqui fica a notícia. Filipa Subtil, Socióloga, docente e investigadora, publicou recentemente o livro “Compreender os media. As extensões de Marshall McLuhan”, editado pela Minerva, de Coimbra. Trata-se de um ensaio muito esclarecedor acerca da obra de McLuhan, das influências que recebeu e exerceu, e das consequências que, na opinião da autora, este legado teórico tem para o entendimento das principais tendências da gestão e do desenvolvimento tecnológico.

Uma excelente leitura.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?