.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-08-16

 

Os 2.000 dias de cativeiro de Ingrid Betancourt

Há dois mil dias que Ingrid Betancourt foi raptada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Ingrid, franco-colombiana, foi a candidata dos Verdes às presidenciais de 2002 da Colômbia e foi sequestrada juntamente com a sua assessora Clara Rojas.
"As FARC, a mais importante guerrilha da Colômbia com 17 mil homens, exige a libertação de 500 rebeldes detidos pelo Governo em troca da libertação de 45 reféns, entre os quais Betancourt e três cidadãos norte-americanos." Uma exigência recusada pelo Presidente Álvaro Uribe cuja intransigência o presidente francês, Nicolas Sarkozy, tenta amolecer.
Aqui está uma boa oportunidade para a Festa do Avante brilhar. Interceder junto do órgão oficial das FARC (que se o ano passado veio este ano também deverá cá estar) para a libertação de Ingrid e, já agora, perguntar se foram ou não eles os responsáveis pelo rapto dos 4 portugueses na Venezuela.

Comments:
Que falta de imaginação, quase um ano depois alista-se na campanha do Tugir...
 
Porque será que Raimundo Narciso se terá esquecido de propor que a Festa do Avante já agora também interceda junto da embaixada da Colombia cá pela libertação dos 500 presos da FARC.? Será porque para ele isso são trocos ?.

Será também ele não leu no Monde aquela noticia de que o advogado de uma companhia mineira com interesses na Colombia (acusada de financiar esquadrões que mataram 3 sindicalistas) afirmou, para dar o contexto dos acontecimentos, que aquele é o país em que nos últimos anos foram assassinados três mil sindicalistas.
A ingrid, assim o espero e desejo, ainda pode ter alguma esperança de ser libertada. Os três mil sindicalistas não. Estão debaixo de sete palmos de terra. E quase já ninguém fala ou se lembra deles.
 
Margarida v/ agora foi apaanhada. V/ anda mesmo a fazer o controlo dos blogs :))
Mas já agora então um ano depois e o Avante não fez nada?
 
Ó sô Zé Ferreira da Costa não se amofine. Também estou pelos 500 presos e pelos 3000 sindicalistas mas julgo saber que vocês têm mais influência junto das FARC que junto do Presidente Álvaro Uribe. Foi só por isso.
 
E além do mais não vale assim mudar de nome de um comentário para o outro 13 minutos depois;))
 
Sim, porque para falar com o Presidente Álvaro Uribe cá está o PS depois de devidamente aconselhado por Raimundo Narciso.
 
A falta de imaginação continua. Uns espreitam os blogs, outros controlam. Há gente que não se enxerga.
 
Assim não caro Raimundo, assim não. Sabes perfeitamente que as FARC, ou o seu jornal, não estiveram na Festa do Avante! do ano passado. O que se passou, como sabes, foi que no stand do PC da Colômbia foram colocados jornais da FARC. Uma mentira, mesmo repetida em mil blogues, não passa a ser verdade. Sem ironia confesso que não esperava este teu tipo de atitudre. Pelos vistos, infelizmente, enganei-me
 
Olá António Vilarigues se é assim como dizes, e não tenho razão para duvidar, excelente. O que digo pode ser substituído por diligências junto dos amigos das FARC, o PC da Colômbia. A diferença não é assim tão grande. ALiás no Avante Miguel Urbano Rodrigues fez, em tempos, umas reportagens verdadeiramente apolegéticas da excelência política das FARC, quando as visitou.
Meu caro o que está errado é pressupores que eu sei isso que dizes eu saber. Eu só sei o que se passa com a festa do avante e adjacências e muito vagamente pelo que, por mero acaso, vejo nos media.
 
Já eu, não sei (nem me interessa) o que sabe ou deixa de saber o sr. Narciso.
Sei que dava imenso jeito que a história da Colômbia e dos seus protagonistas fosse assim preto e branco, sem meios tons, mas desgraçadamente, não é!
Mas, caro sr. Narciso, não acha essa dos rapto dos portugueses na Venezuela, um bocadinho porca de mais?
 
Os amigos das FARC (falo no plural mas não se sabe ao certo se se trata de uma ou mais pessoas por detrás dos nomes escolhidos para assinatura)estão escandalizados com a falta de cerimónias com que elas foram tratadas aqui. Agora o Samuel escandaliza-se com a admissão da possibilidade de o rapto dos portugueses na Venezuela poder ter relação directa ou indirecta com as FARC. Realmente, as FARC nunca sequestraram ninguém.
 
Errado, caro Narciso!
Eu sei muito bem do que as FARC são capazes. São capazes disso, de muito mais e de o repetirem pela ordem inversa.
Sei também, que apresentem as FARC as "razões" que apresentarem, não aceito o que fazem.
O que me "escandalizou", passe o exagero, foi a demagogiazita desnecessária de para acentuar o papel dos "maus" se lhes colar com cuspo o rapto das criancinhas portuguesas, com a certeza de que se é um facto não haver um pingo de uma razão para dizer que foram as FARC, a verdade é que ainda não apereceu nenhum dirigente das ditas a condenar e desmarcar-se do rapto.
 
Samuel: não disse que foram as FARC que raptaram os portugueses apenas sugeri que se lhes perguntasse. É diferente. Não?Tendo am conta as notícias parece-me até que os responsáveis mais prováveis sejam outros, bandidos ou o ELN. Mas como o Avante só tem canais para as FARC... (julgo eu)
 
Porque é que o RN não vai fazer as perguntas todas que quer ao PS ou ao governo que têm muitos mais canais que eu me dispenso de nomear?
 
O que para aqui vai de gente atrapalhada com as suas conotações com as FARC. Afinal o PC apoia ou não as FARC?
 
Uma verdadeira história de FARC e alguidar...
 
Agora até querem instruir o Miguel Urbano sobre como escrever? Imaginem só a escandaleira se fosse alguém do PCP a vir com este palpite.
 
Ora aqui está um comentário com graça. Parabéns ao Samuel. E aos outros que tiveram a ambilidade de visitar o puxa e comentar este displicente post agradeço sem deixar de recomendar mais fair play. Afinal isto é mais para nos distrairmos do que para convencermos seja quem for. Mas sem deixar de esgrimir argumentos sérios. E em particular envio um abraço ao António Vilarigues que já só de longe em longe vejo.
 
Eh pá! Que produtividade acabo de presenciar! IDêntica só pode ser a dos padeiros ou construtores civis da Venezuela! E avisados, sorte dessa não têm os portugueses na Àfrica do Sul! É Claro para mim que com a Presidência Europeia Só se podem raptar portugueses, agora também nós por cá podemos dar nas vistas. Estou a ver macacos em Roma? Há uma coisa que para mim não está clara. Qual é a posição oficial Do Partido Comunista sobre o caso e concretamente sobre as Farc? Como costumam ter opinião sobre tudo e eu não,e aqui são esgrimidos argumentos que ultrapassam a minha inteligência de Marciano, façam-me lá esse favorzinho. Curioso.
 
Mais um que se está marimbando para as recomendações de fair play do Raimundo. Então não sabe que "isto" é só para nos distrairmos?
 
Mas para não dizer que estou a desconversar aqui vai uma das muitas notícias da altura onde está a posição do PCP. Bastava ter feito como eu e ter ido ao google. Esta veio no DN:

PCP
Jerónimo admite presença das FARC, mas diz que entradas "foram legais"
Data: 07-09-2006

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, admitiu hoje a presença na edição deste ano da festa do Avante de membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), mas garantiu que "todas as entradas" no recinto "foram legais".

"Naturalmente convidámos o partido comunista colombiano e a revista ´Resistência´", afirmou o líder comunista, após uma visita a um lar para reformados em Alhandra, afirmando a solidariedade do PCP com o ideário aquele movimento.

Apesar dos métodos utilizados pelas FARC, "que o PCP não usaria", existe uma "grande solidariedade" com o movimento porque "a maior violação dos direitos humanos é impedir que um povo tenha direito à sua soberania, à sua liberdade" afirmou.

Na sua edição de hoje, o Diário de Notícia escreve que o embaixador colombiano em Lisboa, Plínio Apuleyo Mendoza, pediu explicações ao Governo português sobre a presença na última edição da festa do Avante de activistas das FARC, um grupo classificado como terrorista pela União Europeia.

Jerónimo de Sousa deplorou a iniciativa do diplomata colombiano, retorquindo que caberia ao embaixador da Colômbia "dar contas das razões que levam ao assassinato, por exemplo de 70 sindicalistas comunistas, atitudes terroristas contra o movimento sindical".

Para o secretário-geral do PCP, a "questão central" é que o PCP tem "uma concepção diferente de terrorismo" comparativamente à UE e Estados Unidos, criticando também o Governo a este respeito.

"Pensamos que esta operação e esta deriva em relação à nossa festa procura esconder a responsabilidade deste Governo em relação a actos de terrorismo de Estado, designadamente em relação à facilidade que permitiu que em território nacional se cometam como os voos da CIA, transportando prisioneiros à revelia do Direito Internacional", apontou.

O líder comunista criticou, por isso, que se "procure colocar na ordem do dia" o que não passou de "uma festa normal, um convite aberto e uma participação claramente legal", perante o simultâneo "silêncio de chumbo" em torno do que classificou como "terrorismo de Estado".

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, afirmou, entretanto, que os Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não possuem qualquer registo de entrada em Portugal de cidadãos ligados às FARC. O SEF, afirmou António Costa no final do Conselho de Ministros, "controla as fronteiras de Portugal e da União Europeia não tem registo da entrada em Portugal de cidadãos colombianos que se tivessem dirigido à festa do PCP". O ministro de Estado e da Administração Interna referiu que "foram emitidos 77 vistos a cidadãos colombianos para entrarem em Portugal e nenhum foi passado para participação na Festa do Avante! do PCP".

António Costa fez ainda questão de acrescentar que o SEF "não controla" a entrada em Portugal de cidadãos provenientes de Estados- membros da União Europeia que fazem parte do acordo Schengen.

LUSA
 
Oh Margarida! realmente aquela de eu ter dito que isto é mais para nos distrairmos que para convencer alguém... esqueci-me que você estava em serviço (olhe que não tenho nada contra)
Mas repare que com essa transcrição do DN acabou por prestar uma mau serviço ao partido. É que nem tudo o que Jerónimo diz deveria ser publicitado. E logo num lar de terceira idade. Ainda provocou um susto ao pessoal. Publicar aquilo é obra de algum jornalista maldoso. Assim descobriu a careca toda ao seu partido. Tanto alvoroço com a minha sugestão, no post, de perguntarem na Festa do Avante às FARC pelos raptos... até o bom do António Vilarigues disse que de FARC nada havia na Festa do Avante apenas o deslize do PC Colombiano ter trazido na mala uns jornais das FARC e agora vem você informar-nos, pela boca do secretário-geral, que os próprios guerrilheiros andavam lá pela festa nos petiscos! Até obrigaram o ministro António Costa a desculpar-se que não tinha dado por nada e tal.
 
Bolas Que A MARGARIDA ESCREVE QUE SE DESUNHA;EU PEDI UMA SIMPLES EXPLICAÇÂO E ELA APRESENTA_ME UM TRATADO; DESISTO E AMANHÂ VOU ENTÂO PERCEBER O FAIR PLAY EM QUE CAÌ EU QUE ANDO AQUI POR VER ANDAR OS OUTROS !
 
"Naturalmente convidámos o partido comunista colombiano e a revista ´Resistência´" foi isto que disse o SG. Nada mais do que isto. O resto é interpretação da Lusa ou do DN, mas o SG disse que convidámos o PC da Colômbia a revista "Resistência". Como vê não há contradição nenhuma com o que o António disse.

R olhe anónimo eu quase que nem escrevi, limitei-me a fazer copy&paste.
 
Bom dia de novo,
Para quem quer saber as posições do PCP leiam o comentário que pus no post do Lester Burnham:
"Caro Lester Burnham,
É só procurar. As posições do PCP sobre a Colômbia e as FARC datam de antes do 25 de Abril. O facto de não as conhecer não quer dizer que não existam. Aqui fica um exemplo com quase 1 ano...
http://www.avante.pt/noticia.asp?id=15986&area=9&edicao=1711"
 
Meus Caros eu vou a todo o lado, vocês mandam e eu vou! a opinião pessoal, essa, essa é que não aparece, claro! Claro Margarida, eu também uso esse procedimento do copy e tal, e quando vou ao google, sinto-me sempre com sorte e se usar aspas, então as oportunidades são mais proveitosas ! deixem -se de coisas e falem , digam o que pensam ! se falam da Ingrid, que viveu sempre no maior luxo em Paris, um esconderijo na selva não lhe fará bem: Muda de ares e quando chegar vem cor-de-laranja! Diferente é o caso da Birmânia de que todos andam esquecidos. Não me façam remissões, falem por boca própria senão....
 
Era fatal...
Aparecem sempre nas caixas de comentários. Sempre iguais. Anónimos e a não dizer coisa com coisa.
 
Às vezes é preciso ter muita pachorra para aturar quem parece não saber o que é decência, a simples decência humana.
 
Não é preciso pachorra, que palavra esta, è preciso falar ... sem rodeios,nunca vi clara, de cabeça levantada uma posição sobre as farc e o presidente Da COLômbia,dita por nenhum comunista, enredam , enredam ... Então desmistifique-se por outra via,,, com outra linguagem, é outra força de indignição ! Sou ferozmente comunista , de MarX por isso sou imoral e indecente
mas não sou comunista português, nem vou à missa!
à Ingrid desejo-lhe boas vindas ao blogue como desejaria à outra a bandeira social democrata que ísso
que ela almeja na selva! E mais não digo porque não me apetece e então de condomínios fechados como insinua em desepero de nada dizer, por não ter, blogues fechados
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?