.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-08-17

 

Sócrates: que fazer para voltar a ganhar?

José Miguel Júdice (JMJ), recentemente rendido a Sócrates, que acusa de nunca ter sido marxista nem socialista, polemiza hoje no Público com António Barreto, de quem se diz admirador e amigo, sobre o caminho que o primeiro-ministro deve seguir para ganhar as próximas eleições. Insinua (mas não sei se com fundamento) que Barreto (entrevista ao DN)vaticina a derrota de Sócrates nas próximas eleições se não fizer uma viragem para "as ideias, projectos, causas e programas", uma viragem à esquerda, pressupõe-se. Ora JMJ garante que para assegurar a vitória, Sócrates tem de manter firme a orientação seguida, um "blairismo" que deu resultado em Inglaterra com Blair e parece estar a dar com Brown.

Júdice que na juventude era de extrema direita tem vindo a fazer uma notória evolução para o centro, diria mesmo centro-esquerda (no actual momento) o que o tem credibilizado nestas áreas ideológicas mas não acho que tenha total razão nos seus prognósticos.

Sócrates tem feito reformas indispensáveis e tem tentado com algum sucesso inverter a progressão do défice. Se abstrairmos de quadros ideológicos utópicos para as circunstâncias actuais do país e do mundo o que o Governo tem feito teria de ser feito por um governo do PS ou do PSD ou qualquer outro. Faltam, no entanto, políticas que redistribuam os custos sociais que deveriam recair mais sobre quem mais pode e não o contrário como vemos. Na União Europeia Portugal tem sido o campeão do crescimento das diferenças entre os mais ricos, cada vez mais ricos e as classes médias e trabalhadoras mais pobres cada vez mais pobres.

Conclusão (ao contrário da de Júdice) se Sócrates que deve prosseguir as reformas necessárias (administração pública, défice) não as compensar com vigorosas medidas redistributivas e outras de carácter social conhecerá o sabor da derrota. Pelo menos parcial.

Comments:
Caro RN;

Eu, que nunca fui de direita e sempre me assumi como anti-comunista, não posso estar mais de acordo que este governo PS tem cavado um fosso profundo entre os ricos e os pobres, com tentativas bem sucedidas de fazer desaparecer a classe dita média, estrutura dorsal das democracias, e que lhe
" Faltam (...) políticas que redistribuam os custos sociais que deveriam recair mais sobre quem mais pode e não o contrário como vemos. "

Quanto ao meu amigo JMJ, e face ao percurso visível desde 74, espero nunca chegar a vê-lo no PCP. :)))

Um []
 
Sugestões para Sócrates voltar a ganhar?!
O primeiro que der uma ideia que pareça eficaz, "leva um estalo"!
Kidding...
 
Eu nunca fui de direita mas sempre me assumi com anti-comunista! Gosto desta ideia mas gostava de a ver desenvolvida! Sobretudo porque eu também sou anti- fosso e anti-ricos e pró-pobres e também gosto da ideia da estrutura dorsal porque acho que é metálica ou de betão--instalou-se a dúvida! Eu gosto da classe média, A classe média tem gatos e muitos cães que sujam a ruas e quem fala mal da classe média ainda não atirou a primeira pedra, a classe média não é impostora como as outras classes, é loura , anda bronzeada, não tem sindicatos e vive sacrificada. têm toda a minha atenção,a classe média porque é tão nova e depois pode ser muito diferenciada: média-alta, média-baixa, baixa-média, media -assim , média, chiça-- cLasse merda1 Fim da redacção
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?