.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-09-23

 

Além Portugal ...Paula Rego

Estou a "adaptar" o título do post anterior do Raimundo aplicado à República cá do burgo.

Isto a propósito de Paula Rego que vai ter uma grande exposição da sua obra no museu Reina Sofia na Monarquia aqui ao lado.

A exposição vai lá estar até 20 de Dezembro. Se fôr a Madrid aproveite até porque o museu da Reina Sofia vale a pena, independente da Paula Rego lá estar.

Mas Paula Rego merece, apesar das vozes que dizem que ela trata mal a "sua" espécie - o género feminino.

Para quem pinta há 50 anos e tem uma grande projecção no meio artístico mundial, mas nunca teve uma grande exposição da sua obra, exceptuando talvez a do CCB, que tive o prazer de ver por duas vezes, mas mesmo assim com menos obras, segundo afirma Marco Livingston, o comissário da exposição de Madrid, esta exposição é bem merecida.

O seu País, admito, não lhe deu ainda o apreço merecido.


Comments:
Ninguém pode ficar indiferente à pintura de Paula Rego. É feia, direi mesmo que muitas vezes nos agride, mas quanto a mim é sem dúvida a mais notável pintura contemporanea.E faz-nos pensar, o que também é importante.
 
O lugar-comum de feio pressupõe oseu contrário bonito, ora nem um nem outro são parâmetros de avaliação
do qe é uma obra. Com o conceito de belo passasse rigorosamente a mesma coisa,nada havendo a contrapô-lo a não ser uma vaga ideia de tom filosofante, que vulgarmente seja-me gosto. Este gosto habitualmente ronda a indigência ou é cultivado e arremetido como forma de poder. Pessoalmente também faço os meus juízes de valor sobre a pintura de Paula Rego. não, não feia,não é bonita , não é bela é num certo olhar até con voca outras artes para com ela dialogar, e atirar à cara do erudito ou daquele que se passeia pelos museus para se investir de qualquer coisa , problemas do mundo português, no caso o aborto a pro pósito de Eça , e do livre que pertence ao canône literário e até
de estudo obrigatório nas escolas
secundárias,.... Gosto da visibilidade de bicho que transportamos apesar de nos dizermos civilizados. desencadeou polémicas no centro conservador porque o presidente Sampaio a escolheu para o pintar,isso agradou-me muitíssimo ,ambos sabiam o que estavam a fazer... Anónimo
 
com ococeeio de beo passa-se rigorosamente a mesma coisa ----

------ que vulgarmente se chama----
peço desculpa mas não reli como habitualmente faço, deveria!
 
com ococeeio de beo passa-se rigorosamente a mesma coisa ----

------ que vulgarmente se chama----
peço desculpa mas não reli como habitualmente faço, deveria!
 
Para quem aprecia coisas da Coltura Paula Rego, hoje no J.L... Ainda não comprei....mas vou fazê-lo, e parece-me que há mais qualquer coisa sobre ou do Lobo António!
Cordialmente
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?