.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-09-13

 

Cara de Poker (1)

Tal como no caso da estória das armas de destruição em massa (weapons of mass destruction), com que a administração norte-americana fez o último anúncio de guerra ao Iraque, copiosamente encenado nas Lajes por Bush, Blair, Aznar e Barroso, ou como na recente vigarice bolsista que contribuiu para a subida momentânea do valor das acções do Benfica, - para não falar do Arrastão de Carcavelos, processo Casa Pia e Licenciatura de José Sócrates, - ficamos (quase) todos desarmados, à mercê de versões que vão sendo antecipadas como se tivessem efectivamente valor factual. A este propósito, o dossier Maddie está recheado de enviesamentos, histórias mal contadas, contaminações políticas, ideológicas, económicas, sociais e culturais, a perder de vista.

Talqualmente como nos outros casos.

E agora?

Agora, claro, ainda estamos a tempo.

Visite-se o blog dos McCann. Avalie-se a excelente organização da campanha que promoveu a tese do rapto como um produto mediático, devidamente empresarializado, com venda de gadgets, tshirts e fitinhas, tudo a suscitar e a alimentar a onda emocional que qualquer marketeer almeja.

Não custa muito perceber que a sorte de Maddie passou para segundo plano desde o início da campanha.

Tal como a procura da “verdade”, da “paz” ou da “decência” nas outras grandes campanhas mediáticas a que temos assistido.

Não poderemos, pois, culpar os media, os jornalistas ou os argutos estrategas dessas campanhas. Temos decididamente de passar a preocupar-nos muito mais connosco, com a nossa experiência, capacidade crítica e coragem de ir contra a maré..., sobretudo quando as marés se apresentam assim, turvas, toscas e muito muitíssimo apressadas.




Comments:
Que maciços destroem essas bombas, ou que massas? Será que se trata de um enviesamento, visto de viés ou de uma só vez !
Talqualmente aprecio, o conteúdo também ! Consultei a prima ....
Com os melhores cumprimentos, embora isso dos melhores tenha que se lhe diga!
Abraço
 
Já dei um tom mais luso ao meu maciço desajeitado. Por assim dizer, desenviesei-o.
Estou em pulgas para saber qual a reacção da prima.
Melhores cumprimentos talqualmente, e outro abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?