.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-09-02

 

Entre as brumas da memória. Leitura a não perder

Acabei de ler com muito interesse este livro de Joana Lopes (248 p) publicado, em Março passado, pela Âmbar. 248 páginas.

Li-o quase de um fôlego. Bem escrito e com uma leitura muito agradável. O tema é a luta de grupos católicos contra o regime do Estado Novo dos anos 60 até à sua queda em 1974. A sua leitura achei-a aliciante não apenas pelo tema em si mas porque ela acompanha por caminhos paralelos a luta de outros sectores anti-fascistas que conheço melhor, particularmente as lutas dirigidas pelo partido comunista no qual me integrava . O livro acabou por ser lido, nalguma medida, como um roteiro da minha própria participação na acção política contra a ditadura. Dei frequentemente comigo a lembrar, em cada momento relatado por Joana Lopes, onde estava eu e o que faziam outros grupos que conhecia de perto.

O livro faz luz sobre lutas, umas legais outras clandestinas, que nos seus traços gerais já conhecia, ainda que não todas, mas a que a escrita de Joana Lopes dá vida, revela rostos e atitudes, dá forma à muita coragem que foi necessário reunir para afrontamentos com a PIDE e a alta hierarquia da Igreja aliada de Salazar. Foi exigida muita coragem e sangue frio particularmente a alguns que ocupavam lugares na hierarquia da Igreja ou das suas organizações mais importantes como a Acção Católica a cuja Junta Central Joana Lopes pertenceu. Fiquei a conhecer melhor e, naturalmente, a apreciá-las mais, figuras marcantes dos "católicos progressistas". Também o livro me revelou com maior nitidez certas figuras máximas da Igreja desde Paulo VI ao chefe máximo da Igreja portuguesa e amparo do regime fascista o cardeal Cerejeira.


Comments:
mais um que tenho que comprar...:)
e é uma querida, a Joana!

beijinho
 
Olá Cristina. Você estava mesmo aqui mal acabei de postar e eu sem a ver ;)
 
Obrigada, Raimundo, por ter lido as «Brumas» e pelo seu texto aqui.

Tive reacções semelhantes ao ler os seus dois livros, sobretudo o que escreveu sobre a ARA.

Quanto à Cristina, ela está sempre em toda a parte!
 
hehe, para a próxima chamo e peço um café ;)
 
Cristina, desculpe a intromissão mas onde encontrou o livro sobre a ARA. Li-o, perdi-o ou emprestei-o e ando a algum tempo para a ele regressar? Não há alfarrabista em que o encontre.....
cordialmente !
 
Falaram-me numa feira dessas do Metro em Lisboa
Agora há uma na estação do Metro Baixa Chiado Mas disseram-me que só para a semana teriam mais.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?