.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-09-25

 

Microsoft e controlo de qualidade

Caros amigos, depois de uma grande ausência devido às turbulências dos mercados financeiros volto à vossa companhia por causa da Microsoft.

A folha de cálculo Excel é o programa de computador mais usado por quem intervem nos mercados financeiros, sejam correctores, intermediários, clientes, grossistas, etc. Escusado será dizer que se o Excel se enganar nas contas as consequências podem ser gigantescas.

A Microsoft tem andado a promover a migração para a nova versão de Office (e Excel) desde há uns meses, a versão 2007. Hoje a notícia que agita todos os que trabalham em finança é um erro grave descoberto no Excel 2007, trata-se de um erro de multiplicação fácil de reproduzir (ver artigo aqui).

Resta agora saber quais as implicações que este erro vai trazer, quantas folhas Excel circulam por esse mundo fora com erros de cálculo?
Comments:
Meu caro, é capaz de me explicar quais são as implicações de tudo o que postou na minha vida concreta, e de tanta outra gente que não tem a coragem de perguntar e passa ao lado!' Eu não compreendo e pergunto, desculpe, mas nisso não estou com o João dos Santos, se não sabe porque é que pergunta, cala-se ! Eu quero saber assim , tim por tim.... cordialmente
 
Meu caro anónimo, como não o conheço será difícil dizer-lhe qual a implicação concreta deste problema na sua vida. Posso, isso sim, especular:
Se a sua empresa que use Excel para calcular o que lhe paga (por exemplo reembolso de despesas) poderá receber a mais ou a menos. Se o seu banco usa o Excel para jogar na bolsa poderá este perder dinheiro e isso mais cedo ou mais tarde acabará por lhe custar dinheiro...
 
Especulações! Sim, disso estava eu à espera !
Vamos descer um pouco mais à terra, se for capaz, aí oh maravilha das maravilhas ! É uma questão de rapidez com consequências no reembolso de despesas ? Recebo mais ,recebo menos tenho de devolver no caso do mais ou chorar o reembolso devido no caso do menos! E isto é devido ao EXCELque não é perfeito ou devido á formação de quem o usa? quanto á bolsa, fujo quando ouço esta palavra,não no primeiro sentido figurado da palavra , embora ela também merecesse reparo, mas no segundo sentido também figurado e concreto, bolsa de valores onde sevai buscar tanto valor e nada assenta ou se assenta fica a mão ou o pé deformado, e oriso é a mais qualificada defesa!Vamos lá , vá especulando que assim nós percebemos que para cada caso há uma resposta! Irremediavelmente sós, parece o lema difuso.... cordialmente!
 
O post é muito interessante pela informação que nos dá. Não apenas a do erro em si mas para ficarmos a saber que é possível numa empresa tão magestática e global e numa aplicação tão importante acontecerem coisas destas. Obrigado pela informação que assim não comprarei tal Ofice com tal excel.
 
Meu caro anónimo, o Excel é um programa que serve para fazer contas, é tão simples quanto isto. Acontece que este erro é exactamente numa conta tão simples como a multiplicação. Acresce a isto que a quantidade de informação tratado actualmente por Excel é demasiado grande para que seja humanamente possível proceder a validações manuais em tempo útil.
O maior problema não advem de os eventuais erros passarem despercebidos mas sim da perda de confiança no programa e o desperdício de tempo e dinheiro.
Outra consequência importante para empresas como aquela em que trabalho é a perda dos investimentos que fizemos em desenvolvimentos específicos para a versão 2007 de Excel.
 
Um pequeno esclarecimento sobre este problema: o Excel 2007 engana-se numa multiplicação relativamente simples (felizmente não se engana em todas as multiplicações). É um pouco como se comprar um carro e ele decidir que em certas condições (por exemplo se estiver numa estrada com riscos amarelos e prédios azuis à volta) só anda de marcha atrás. Nesse caso também diria que o problema é da formação do condutor?
 
Muito obrigado Pedro Ferreira. Se postasse com toda esta clareza com que o fez, eu nem o incomodava sinceramente lhe digo... Ninguém sabe de de tudo,ou do pouco que devia saber,mas devo-lhe dizer que escrever daquela forma é só para especialistasou pessoas
interessadíssimas, como o
Raimundo Narciso, eu não, nestas coisas, vamos ao elementar... E penso que até é mais interessante se subir o nível um pouco mais, porque se não compreender pergunto!

cordialmente
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?