.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-09-28

 

Peripatético especialista

O Manuel Correia conta-nos aqui como no contexto de um jornalismo cada vez mais sedento de histórias exemplares alguns cedem à tentação da fraude.

Não posso deixar de partilhar convosco o "caso" Debat que agita actualmente a França. Alexis Debat é um dos muitos "especialistas" (o termo francês é "expert") a que a comunicação social recorre regularmente como fonte de informações e para comentar a actualidade. Debat trabalhou para a ABC News nos Estados Unidos e foi, até a história ser descoberta, membro do Nixon Center, um centro de investigação privado em política internacional próximo dos meios conservadores americanos. Recentemente a revista Politique Internacionale a quem Debat vendeu uma entrevista de Barak Obama apercebeu-se que a entrevista era falsa. Após umas justificações esfarrapadas um jornalista de Rue89 (um jornal internet fundado por antigos jornalistas do Libération) descobriu que quase tudo o que Debat pretendia ser ou ter sido era inventado. No Ministério da Defesa Francês ninguém conhece o "especialista em terrorismo", a tese de Doutoramento na Sorbonne resume-se a uma inscrição nos anos 90 e o "diploma" da Edenvale University compra-se na internet por umas centenas de dólares.

O artigo completo de Guillemette Faure e Pascal Riché pode ser visto aqui.

Quantos especialistas que vemos regularmente por aí terão curriculae equivalentes?
Comments:
Viva Pedro.
Parabéns pelo poste. Não conhecia o caso Debat. É edificante, a muitos títulos, e enfileira não só nos exemplos seleccionados nos "Peripatéticos", como em muitos outros em que há recorrentemente alguém que parece ser quem não é, outorgando-se pedigree e curricula, bastando, para isso parecer tê-los e, claro, aparecer nos media.
Alguns chegam mesmo a governantes...
; ))
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?