.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-09-26

 

Sarkozy e os africanos

«O drama da África é que o Homem africano não entrou na história. O camponês africano que desde à milhares de anos vive ao ritmo das estações do ano, para quem o ideal de vida é a harmonia com a natureza, conhece apenas o eterno recomeço do tempo ritmado pela repetição sem fim dos mesmos gestos e das mesmas palavras.

Neste imaginário onde tudo recomeça sempre não há lugar para a aventura humana, nem para a ideia de progresso.»

A citação acima transcrita é um excerto (retirado do contexto) de um discurso pronunciado por Sarkozy na Universidade Cheik Anta Diop em Dakar que tem gerado muita polémica em França e em África. Recentemente uma historiadora Maliana lançou um projecto de escrita de um manual de história de África destinado a actualizar os conhecimentos de Sarkozy.

O que mais me choca no discurso de Sarkozy é a ideia subjacente de que os problemas actuais da África são da responsabilidade exclusiva dos povos africanos, a corrupção, as ditaduras e o sub desenvolvimento são da exclusiva responsabilidade da África, segundo Sarkozy a colonização é um assunto arrumado, faz parte da história.

Não defendo uma visão maniqueísta ou paternalista da África em que tudo se reduz à colonização, os ditadores africanos são os principais responsáveis das ditaduras, os ladrões que pilham os recursos e os envenenadores que poluem cidades inteiras são criminosos. No entanto, os ditadores mantêm-se anos no poder com a ajuda de empresas a quem os recursos naturais interessam, os poluidores despejam resíduos tóxicos produzidos em países ricos. Atribuir toda a responsabilidade dos problemas da África aos que deles são as príncipais vitimas choca-me profundamente.

Comments:
Bem re-vindo meu caro Pedro. E não apenas pela pura presença ;)Abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?