.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-10-23

 

Uma guerra "impura"

O governo "comprou" uma guerra "impura", inútil, com os pilotos, por uma reforma aos 65 anos. Tenho sérias dúvidas sobre a sua justeza, tanto mais que a segurança dos passageiros, com esta medida, me parece poder perder alguma qualidade.

Há tantas e tantas guerras, fundamentais, para a construção de alicerces sólidos para o futuro deste país. A admistração pública é uma delas, a dos professores outra, a da justiça outra ainda e assim por aí fora. ... Estas são guerras de fundo, que vale a pena "comprar".

Isto não significa que avalise a forma como este governo "as agarra". Mas que são fundamentais não tenho dúvidas e mais, qualquer que fosse a forma de as agarrar, haveria sempre contestação. De qualquer forma, há que as ponderar e decidir pelo caminho mais adequado. Há uma grande proporção de gente agarrada a uma série de "direitos adquiridos" que nada fez por os merecer. Mas, toda a gente tinha dirieito a tudo. E como agora se ataca toda a gente, de forma indiscriminada, gera-se "um espírito de corpo". É normal. E como o que se oferece para a mudança nada tem de aliciante, é mau e como se defende a reforma numa generalização de que todos são incompetentes, só faltando apenas dizer que "os chefes" todos são/sempre foram o máximo, ainda piora o ambiente.

Mas voltando aos pilotos. Esta guera não é de forma alguma estruturante e tenho, como referi, dúvidas sobre a sua justeza.

Daí que entenda como positivos os apelos para a sua suspensão, que só traz prejuízos a todas as partes envolvidas e, como ilhéu, sei quanto é prejudicial a uma região isolada em que as ligações aéreas são determinantes, mas o processode recuperação da TAP também não fica de boa saúde.

Apelos de suspensão sim, mas com contrapartidas, que até não me aparecem dificeisde jizar. E o governo tem de negociar. E não fica mal a ninguém.


Comments:
É a "fúria" das reformas. Normalmente entra mal e muitas vezes não as sabe seleccionar.
 
A questão deve ser formulada de outro jeito. Quando entrou bem este governo numa reforma?
 
Pergunta:

alguém viu a entrevista desta noite à SIC Noticias (21:00) da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino? Não só foi apanhada várias vezes a mentir a propósito da sua participação em negociações com os Sindicatos dos Pilotos, como ainda se apresentou vestida de preto, estilo cobertura de caixão. De vários pontos de vista foi representativa do pior do socratismo: a mentira ridicula!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?