.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-10-07

 

Carlos César - um político "matreiro"

... E anda a aproveitar a visita de Cavaco à Região, com dois objectivos. Enviar uns quantos recados ao Governo porque colhe dividendos alargados e assim mina a influência do PSD regional, que já não parece muito grande e no próximo ano há eleições regionais.

E esta cartada não podia acontecer de melhor forma. Começa na Madeira com uma "união de facto" com Jardim, como alguma comunicação social chamou, aproveitando o ambiente das ultraperiféricas para atirar umas dicas ao Governo e prossegue agora na presença de Cavaco. A Lei das Finanças Regionais é o mote.

Não podemos dizer que ele não tenha bastante razão, sobretudo quando afirma que à elite política nacional falta uma cultura autonómica. É verdade e isso tem-se visto nas mais pequenos promenores, designadamente porque a República aprova leis em relação às regiões e depois passa - lhes ao lado.

Há um estatuto autonómico que impõe vários deveres ao governo e ao parlamento e que raras vezes são tidos em conta. O caso mais flagrante é o da consulta obrigatória a quando da feitura das leis. Raramente este preceito é cumprido. Outro é intrometerem-se em domínios que estão expressamente consagrados como sendo matéria específica das regiões. Ainda recentemente aconteceu em relação à Madeira com as incompatibilidades dos deputados regionais. Está escrito nos estatutos claramente que se trata de matéria de âmbito regional. Não estou a defender a situação existente. Acho-a perversa. Mas quem legislou, assim, foi a AR. E os deputados dos Açores do PS solidarizaram-se apesar de terem uma lei capaz com a posição do PSD da Madeira.

Quanto à Lei das Finanças Regionais não dou opinião pois não conheço a sua aplicação. Mas admito que Carlos César tenha alguma razão.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?