.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-10-24

 

A "guerra" Jorge Lacão/Bernardo Trindade nas Regiões de Turismo

É o que dizem os jornais ... Lacão em divergência com o seu colega de governo Bernardo Trindade foi à sua região prometer a capital de turismo a Santarém. Turismo do Oeste quer demissão de Jorge Lacão Moita Flores agradeceu e o "centrão" fez-se realidade

Mas não quero ir por aqui.

Acho a iniciativa da Lei-Quadro de Bernardo Trindade para as Regiões de Turismo excelente. Só peca pelos muitos anos de atraso. Acrescento, porém, que é uma decisão complexa e ousada pelas reacções esperadas e foi o que aconteceu, ou melhor, está a acontecer, porque vem mexer em capelinhas que de útil nada traziam à actividade ou à economia do País. Apenas benesses para uns quantos.

O país está dividido em 5 regiões NUTS 2 (nomenclatura de unidades territoriais para fins estatísticos), reconhecidas pela UE. Não há razão para que o turismo não alinhe por esta bitola. Pode criar outros centros de menor dimensão, os pólos de turismo, consagrados no PENT - Plano Estratégico Nacional de Turismo, mas também seguindo a subdivisão das NUTS 3.

Agora, há que seguir esta linha sem hesitar e não nos podemos esquecer que as 5 regiões actuais foram "reformatadas" em 2002 pelo decreto lei nº 204/2002 (esta reformatação não surgiu por acaso, mas como resposta para que nem todo o território da antiga região de Lisboa e Vale do Tejo fosse atingido pela saída do Objectivo 1) e, neste decreto, a Lezíria do Tejo, onde Santarém se enquadra, está incluída na NUTS 2 - Alentejo. (uma pequena adenda, esta divisão ainda não está a carburar bem na prática).

Donde me interrogar se Lacão tiver razão, Santarém será capital de que região de turismo, do Alentejo?


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?