.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-10-26

 

A OPUS DEI e a Economia

Aí pelos finais dos anos 60 tive acesso a um livro sobre o poderio económico da OPUS em Espanha. Tratava-se de um livro editado em França, segundo julgo, e de cujo título não me recordo.

Eu e mais aguns amigos que leram e na altura comentamos ficando impressionados tal era o poderio.

Os tentáculos da OPUS estendiam-se a todos os sectores estratégicos da economia espanhola de então e os seus membros integravam os conselhos de Administração dos maiores grupos económicos de Espanha (quer os grupos fossem espanhóis ou em parceria com o capital estrangeiro. Era uma santa aliança).

Não sei como evoluiu a situação pós franquismo de quem aliás a OPUS foi um grande apoio, mas parece-me que, tendo havido algum retrocesso, o poderio continua a ser muito forte.

De Portugal pouco se sabe. Não me parece, contudo, que tenha tido peso semelhante, pelo menos antes do 25 de Abril em que os grandes grupos económicos não eram muito permeáveis à OPUS. No entanto, interesses conhecidos havia como no Banco da Agricultura e outros sobejamente conhecidos.

Hoje, continua a ser uma caixa negra o peso da OPUS na economia portuguesa, pois, que se conheça, nunca houve nenhum trabalho nesse sentido. No entanto, há a sensação de que tem mais peso relativo hoje. Há sectores como no ensino onde a presença da OPUS é bem significativa, já sem falar na Banca e seguros.


Comments:
mentira \
 
Seria mais interessante que o anónimo anterior informasse sobre o que o poste tem de mentira. Assim, fica-se sem saber se quer dizer que não houve livro sobre a OPUS em Espanha, se a OPUS não tinha o peso económico que é afirmado; se a Opus não colaborou com Franco, etc, etc,
João Abel de Freitas
 
Desculpe: "do" Opus (é masculino, latim)...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?